O HOMEM INSTINTIVO E CONSCIENTE , DE TOMÁS DE AQUINO
OBS:Fontes:Le Thomisme -Gilson,E.
Manuel de Philosophie Thomiste,de Collin
(tradução:minha-Jersey Merry("Tradutori,traitori"-expressão de minha criação))
"O intelecto é a potência da alma humana,dentro do seu grau de perfeição; e,apesar disso a alma humana não é ,propriamente falando,um intelecto.O anjo,cuja virtude se limita à potência intelectual e à vontade,que desta provêm,é um puro intelecto;esta a razão por ser denominado Inteligência."
"O animal movido´pelo irascível(do latim,iracibilis;irate-com cólera ou ira) vem esquecer seu prazer para desejar uma vitória que não pode ser obtida sem dor,aí está a alegria.de uma potência do apetite, extremamente próxima da ordem superior do sensível."
Em relação à vontade,"nós viemos aqui, no limiar da atividade da vontade e do livre-arbítrio propriamente dito"
"O intelecto deve se ligar,necessariamente, aos princípios primeiros do conhecimento"
"A vontade deve,necessariamente, se ligar à beatitude."
"O intelecto tem como função apreender o Ser e o verdadeiro ser trazido para dentro de sua universalidade."
"No geral,a vontade é por essência o apetite do bem."
"Na região mais perfeita do mundo das formas se encontram as Inteligências apartadas de toda a matéria:os anjos; em nível mais baixo,vamos encontrar as formas totalmente inclusas na matéria;e, entre os dois níveis se encontram as almas humanas,nem em formas separadas,nem formas,na sua existência,ligadas à existência de uma matéria."
"Os corpos são de dois tipos:alguns são inertes; outros,ao contrário, parecem crescer, mudar e, os mais perfeitos dentre estes, se locomover no espaço,em virtude de uma energia interna.Estes últimos são aqueles denominados "seres viventes",nome que se estende aos vegetais,animais e ao homem.Uma vez que exercem as funções que lhe são próprias,eles devem ter um princípio que as tornem próprias:a ele se dá 0 nome de alma".
"Para S.Tomás,quanto para Aristóteles,...a alma move os elementos orgânicos,ou mesmo inorgânicos,mas,jamais sem forma, para formar o corpo vivente. É neste sentido pleno, que a alma é o ato primeiro,isto é,é ela é que faz existir e é graça a este ato primeiro que o ser vivente pode exercer todos seus atos secundários,as funções vitais que são suas operações."
"Dentro do homem,como dentro de todos os outros animais, o aparecimento de uma forma mais perfeita ocasiona sempre a corrupção da forma precedente, de tal forma que a segunda forma possui tudo o que possui a primeira."
Em relação à vida:
-O nível superior e mais perfeito da imaterialidade, pertence ao intelecto.
-A potência vegetativa recebe a vida da alma que é a forma.
-A potência vegetativa é constituida de:
--1)a potência generativa proporciona a semente necessária à reprodução
--2)a potência/faculdade aumentativa-é encontrada ligada à mudança de estatura,que deve naturalmente possuir:
---crescimento e
---transformação
--3)a virtude nutritiva: a conservação do indivíduo que lhe restitue,continuamente, o que é perdido.
"O vegetativo está dentro do sensitivo e o sensitivo dentro do intelecto.
A alma intelectiva contém, de forma virtuosa, a alma sensitiva-uma só e única forma substancial, conferindo a ele,por sua vez, o ser:o corpo, a vida, os sentidos e a percepção/intelecção(ato de entender,conceber,compreender)."
No ser substancial(a forma humana, o homem),além da forma substancial, há também as formas acidentais:o sentido comum.
A ANTROPOLOGIA/PSICOLOGIA TOMISTA:
Divisão escolástica das faculdades:
I-Da vida vegetativa:
1-faculdade de nutrição
2-faculdade de crescimento
3-faculdade generativa
II-A vida sensitiva:
A-FACULDADES DO CONHECIMENTO SENSÍVEL:
a-os 5 sentidos externos:
1-tato
2-paladar
3-olfato
4-audição
5-visão
b-sentidos externos:
1-senso comum
2-imaginação
3-memória
4-estimativa(juízo)
B-FACULDADES-APETITES SENSÍVEIS E GERAÇÃO DOS SOFRIMENTOS:
O apetite sensível é duplo:
a-irascível:
--BEM mais possível:1-esperança
--BEM mais impossível:2-desesperança
--MAL mais vencível:3-audácia
--MAL mais invencível:4-medo
--por um mal árduo presente:5-cólera
b-concupiscível(que desperta o desejo intenso de bens ou gozos materiais/
apetite sexual):
--contrário ao MAL,como oposto BEM:a-ódio
--de um BEM a vir-b-desejo
--de um MAL a vir-c-aversão
--dentro de um BEM presente-d-gozo
--dentro de um MAL presente-e-tristeza
C-FORÇA MOTRIZ OU QUE PROVOCA LOCOMOÇÃO
III-Da vida intelectiva
a-faculdades de conhecimento intelectivo:
o intelecto é duplo:
--ativo
--passivo
b-faculdades de desejo intelectivo:
a vontade é uma,que será
--ou necessária
--ou livre
ATOS HUMANOS:
PODEM SER: TENDO COMO FIM O INTELECTO(INTEL.)
OU A VONTADE(VONT)
1º-apresentação de um fim/objeto como bom
levando
2º-à complacência
em seguida,
3º-juízo que aprecia a viabilidade ou possibilidade de se obter um fim,
que posso ou não conseguir:
caso consiga obter:
4º-intenção ou vontade eficaz de perseguir tal objeto/objetivo como fim.
II-MEIOS DE OBTENÇÃO DO FIM
5º-Deliberação ou consilium(delibero:avaliação dos diferentes meios possíveis
-juízo)
com a decisão:
6º-consentimento, aprovação-aplicação para manter a deliberação
se se manteve a deliberação:
7º-juízo prático sobre o meio mais apto
se aprovado:
8º-se estou de acordo, eleição do meio e decisão-deliberação(decisão)
III-AS REALIZAÇÕES:
9º-comando(IMPERIUM)-plano de realização
quando colocado em obra:
10º-(USUS ACTIVUS)das faculdades usadas para obter o fim
leva ao
11º-(USUS PASSIVUS)-obtenção do fim por ato de uma das faculdades
logo,
12º-complacência(fruitio)-GOZO do fim alcançado.
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