sábado, 2 de outubro de 2010

TOMISMO II

O HOMEM INSTINTIVO E CONSCIENTE , DE TOMÁS DE AQUINO

OBS:Fontes:Le Thomisme -Gilson,E.

Manuel de Philosophie Thomiste,de Collin

(tradução:minha-Jersey Merry("Tradutori,traitori"-expressão de minha criação))



"O intelecto é a potência da alma humana,dentro do seu grau de perfeição; e,apesar disso a alma humana não é ,propriamente falando,um intelecto.O anjo,cuja virtude se limita à potência intelectual e à vontade,que desta provêm,é um puro intelecto;esta a razão por ser denominado Inteligência."



"O animal movido´pelo irascível(do latim,iracibilis;irate-com cólera ou ira) vem esquecer seu prazer para desejar uma vitória que não pode ser obtida sem dor,aí está a alegria.de uma potência do apetite, extremamente próxima da ordem superior do sensível."



Em relação à vontade,"nós viemos aqui, no limiar da atividade da vontade e do livre-arbítrio propriamente dito"



"O intelecto deve se ligar,necessariamente, aos princípios primeiros do conhecimento"



"A vontade deve,necessariamente, se ligar à beatitude."



"O intelecto tem como função apreender o Ser e o verdadeiro ser trazido para dentro de sua universalidade."



"No geral,a vontade é por essência o apetite do bem."



"Na região mais perfeita do mundo das formas se encontram as Inteligências apartadas de toda a matéria:os anjos; em nível mais baixo,vamos encontrar as formas totalmente inclusas na matéria;e, entre os dois níveis se encontram as almas humanas,nem em formas separadas,nem formas,na sua existência,ligadas à existência de uma matéria."



"Os corpos são de dois tipos:alguns são inertes; outros,ao contrário, parecem crescer, mudar e, os mais perfeitos dentre estes, se locomover no espaço,em virtude de uma energia interna.Estes últimos são aqueles denominados "seres viventes",nome que se estende aos vegetais,animais e ao homem.Uma vez que exercem as funções que lhe são próprias,eles devem ter um princípio que as tornem próprias:a ele se dá 0 nome de alma".



"Para S.Tomás,quanto para Aristóteles,...a alma move os elementos orgânicos,ou mesmo inorgânicos,mas,jamais sem forma, para formar o corpo vivente. É neste sentido pleno, que a alma é o ato primeiro,isto é,é ela é que faz existir e é graça a este ato primeiro que o ser vivente pode exercer todos seus atos secundários,as funções vitais que são suas operações."



"Dentro do homem,como dentro de todos os outros animais, o aparecimento de uma forma mais perfeita ocasiona sempre a corrupção da forma precedente, de tal forma que a segunda forma possui tudo o que possui a primeira."

Em relação à vida:

-O nível superior e mais perfeito da imaterialidade, pertence ao intelecto.

-A potência vegetativa recebe a vida da alma que é a forma.

-A potência vegetativa é constituida de:

--1)a potência generativa proporciona a semente necessária à reprodução

--2)a potência/faculdade aumentativa-é encontrada ligada à mudança de estatura,que deve naturalmente possuir:

---crescimento e

---transformação

--3)a virtude nutritiva: a conservação do indivíduo que lhe restitue,continuamente, o que é perdido.

"O vegetativo está dentro do sensitivo e o sensitivo dentro do intelecto.

A alma intelectiva contém, de forma virtuosa, a alma sensitiva-uma só e única forma substancial, conferindo a ele,por sua vez, o ser:o corpo, a vida, os sentidos e a percepção/intelecção(ato de entender,conceber,compreender)."

No ser substancial(a forma humana, o homem),além da forma substancial, há também as formas acidentais:o sentido comum.





A ANTROPOLOGIA/PSICOLOGIA TOMISTA:

Divisão escolástica das faculdades:



I-Da vida vegetativa:

1-faculdade de nutrição

2-faculdade de crescimento

3-faculdade generativa





II-A vida sensitiva:



A-FACULDADES DO CONHECIMENTO SENSÍVEL:

a-os 5 sentidos externos:

1-tato

2-paladar

3-olfato

4-audição

5-visão



b-sentidos externos:

1-senso comum

2-imaginação

3-memória

4-estimativa(juízo)



B-FACULDADES-APETITES SENSÍVEIS E GERAÇÃO DOS SOFRIMENTOS:

O apetite sensível é duplo:

a-irascível:

--BEM mais possível:1-esperança

--BEM mais impossível:2-desesperança

--MAL mais vencível:3-audácia

--MAL mais invencível:4-medo

--por um mal árduo presente:5-cólera



b-concupiscível(que desperta o desejo intenso de bens ou gozos materiais/

apetite sexual):

--contrário ao MAL,como oposto BEM:a-ódio

--de um BEM a vir-b-desejo

--de um MAL a vir-c-aversão

--dentro de um BEM presente-d-gozo

--dentro de um MAL presente-e-tristeza



C-FORÇA MOTRIZ OU QUE PROVOCA LOCOMOÇÃO



III-Da vida intelectiva

a-faculdades de conhecimento intelectivo:

o intelecto é duplo:

--ativo

--passivo



b-faculdades de desejo intelectivo:

a vontade é uma,que será

--ou necessária

--ou livre





ATOS HUMANOS:

PODEM SER: TENDO COMO FIM O INTELECTO(INTEL.)

OU A VONTADE(VONT)





1º-apresentação de um fim/objeto como bom

levando

2º-à complacência

em seguida,

3º-juízo que aprecia a viabilidade ou possibilidade de se obter um fim,

que posso ou não conseguir:

caso consiga obter:

4º-intenção ou vontade eficaz de perseguir tal objeto/objetivo como fim.





II-MEIOS DE OBTENÇÃO DO FIM



5º-Deliberação ou consilium(delibero:avaliação dos diferentes meios possíveis

-juízo)

com a decisão:

6º-consentimento, aprovação-aplicação para manter a deliberação

se se manteve a deliberação:

7º-juízo prático sobre o meio mais apto

se aprovado:

8º-se estou de acordo, eleição do meio e decisão-deliberação(decisão)





III-AS REALIZAÇÕES:



9º-comando(IMPERIUM)-plano de realização
quando colocado em obra:
10º-(USUS ACTIVUS)das faculdades usadas para obter o fim
leva ao
11º-(USUS PASSIVUS)-obtenção do fim por ato de uma das faculdades
logo,
12º-complacência(fruitio)-GOZO do fim alcançado.

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