terça-feira, 27 de julho de 2010

SÓCRATES E OS SOFISTAS

(do "OS PENSADORES"-Sócrates)

"Sofistas: professores de eloquência que,bem remunerados, se dispunham a ensinar aos jovens atenienses o uso correto e hábil da palavra".
"Os sofistas, designando-se "sábios" traziam uma mensagem contrária às pretensões dos tradicionais filósofos("amigos da sabedoria") - voltaram seu interesse para o plano humano, dos valores morais e políticos."
"O relativismo da sofística:O homem é a medida de todas as coisas, das que são enquanto são e das que não são enquanto não são"(de PROTÁGORAS de ABDERA).
"A moral tradicional e as normas de conduta política pareciam estar ameaçadas pela vaga racionalização trazida pelos sofistas".
"Sócrates prestava primeiro obediência aos ditames de sua própria consciência".
"Os primeiros "Diálogos", justamente designados socráticos terminam sempre sem que se chegue a uma conclusão a respeito do tema debatido."
"Para Sócrates, a meta seria a própria alma do interlocutor,que por meio do debate,seria levada a tomar consciência de sua real situação,depois que se reconhecesse povoada de conceitos mal formulados e obscuros...o absoluto é sua meta e seu ponto de referência, ela pode e deve traçar um itinerário que não conhece limites."
"No cumprimento da missão de que se sente encarregado, Sócrates dialoga - o reencontro consigo mesmo só pode partir da consciência da própria ignorância - essa ignorância, que é um atributo de Sócrates não é geralmente assumida pelas outras pessoas, que se julgam na posse de "verdades".
"A ironia:momento do diálogo em que Sócrates, reafirmando nada saber, força o interlocutor a expor suas opiniões."
" A ironia socrática tem,assim,a função de propiciar uma catarse: uma purificação da alma por via da expulsão das idéias turvas, das ilusões e dos equívocos que distanciavam a alma de si mesma."
"Sócrates escolhia aqueles com os quais a conversa poderia assumir caráter de reconstrução, após o exorcismo(orientado por seu demônio interno:"daimon") propiciado pela ironia.."
"A partir daí, o interlocutor-discípulo é conduzido ao risco de tentar ser ele mesmo, de ele mesmo conceber idéias e de ser ele mesmo a sua própria alma."
"Sócrates, nessa fase, usa o que a pedagogia moderna frequentemente tenta reviver: a chamada MAIÊUTICA ou parturição das idéias, buscando auxiliar as pessoas a ir de encontro a si mesmas e de fazer de si mesmas seu ponto de partida."
"Imbuído de espírito missionário, Sócrates, ao contrário dos sofistas, não cobrava por seu trabalho. Enquanto a atividade pedagógica dos sofistas tinha como consequência política facilitar a ascensão na vida pública daqueles que dispunham de recursos suficientes para pagar suas caras lições(portadores do poder econômico); Sócrates, exercia uma pedagogia em nome do espírito religioso, abria-se a qualquer um que manifestasse situação psicológica favorável à realização do processo de autoconhecimento.Essa forma de seleção dos interlocutores-educandos tornava democratizadora a pedagogia socrática um perigo, pois contrariava os interesses da minoria que detinha o poder da democracia ateniense."
"Demonstrar publicamente que um escravo era capaz, se bem conduzido, pelo processo educativo, de ter acesso às mais importantes e difíceis questões científicas era,sem dúvida, provar que ele era pelo menos igual, em sua alma, a qualquer cidadão."
"Assim,em 399 a.C., a democracia condena-o à morte, ela não apenas o pune: ela se defende."

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