quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

FILOSOFAR FAZ BEM...RETORNO ...BARUCH DE SPINOZA II

(DO :ÉTICA-Demonstrada à maneira dos geômetras)



"A felicidade não é o prêmio da virtude,mas a própria virtude;e não gozamos dela por refrearmos as nossas paixões,mas,ao contrário,é porque gozamos dela que nos é possível refrear as paixões."

"Ainda que ignorássemos a eternidade de nossa alma,não deixaríamos de considerar como coisas primordiais a moralidade,a religião e absolutamente todas as coisas relacionadas à firmeza da alma e à generosidade."

"Quanto mais perfeições tem uma coisa,tanto mais ativa ela é e menos sofre;e inversamente,quanto mais ela age mais perfeita é."

"Tendo os corpos humanos grande número de aptidões,pode eles,indubitavelmente,ser de tal natureza que se refiram a almas que tenham de si mesmas e de Deus um grande conhecimento,e cuja maior ou principal parte seja eterna,..."

"Deus se ama a si mesmo com um amor intelectual e infinito."

"Na Natureza,nada é dado que seja contrário a esse amor intelectual,isto é, que possa destruí-lo"

"Só enquanto dura o corpo a alma não é sujeitam senão às afecções que se referem às paixões."

"Nossa alma, enquanto se conhece a si mesmo e conhece o corpo como coisas que tem uma espécie de eternidade,tem necessariamente o conhecimento de Deus e sabe que existe em Deus e que é concebida por Deus."

"Tudo o que a alma conhece como tendo uma espécie de eternidade,ela o conhece

não porque conhece a existência atual presente do corpo,mas porque concebe a essência do corpo com uma espécie de eternidade."

"A alma humana não pode ser inteiramente destruída com o corpo,mas dela permanece algo que é eterno."

"Nada pode a alma imaginar,nem lhe podem lembrar coisas passadas senão durante a existência do corpo."

"Todavia,é necessariamente dada em Deus a idéia que exprime a essência de tal ou qual corpo humano com uma espécie de eternidade"

"Quem ama a Deus não pode se esforçar para que Deus o ame por sua vez."

"Esse amor por Deus não pode ser perturbado pela inveja nem pelo ciúme;mas é tanto mais favorecido quanto maior número de homens imaginamos presos a Deus

pelo mesmo vínculo de amor."

"Ninguem pode ter ódio a Deus"

"O amor por Deus não pode se transformar em ódio"

"Deus não tem paixões nem é afetado por nenhuma paixão de alegria ou de tristeza"

"Quem conhece a si mesmo e conhece suas paixões clara e distintamente,ama a Deus,e tanto mais o ama quanto mais se compreende a si mesmo e às suas afecções."

"Quanto maior o número de coisas às quais se refere uma imagem,tanto mais frequente ela é,isto é,tanto mais frequentemente se torna viva e tanto mais ocupa

a mente."

"As imagens das coisas se juntam mais facilmente às imagens que se referem às coisas conhecidas clara e distintamente do que as outras."

"Tanto maior é a paixão quantas forem as causas que concorrem ao mesmo tempo

a excitá-la."

"As afecções que se originam da Razão ou são por esta suscitadas são,se se tem em

consideração o tempo,mais poderosas do que aquelas que se referem às coisas singulares contempladas como ausentes."

"Não há nenhuma afecção do corpo de que não possamos formar um conceito claro e distinto."

"Conforme são ordenados e concatenados os pensamentos e as idéias das coisas na alma,são correlativamente ordenadas e concatenadas as afecções do corpo,isto é,as imagens das coisas no corpo."

"O homem que é dirigido pela Razão é mais livre na cidade,onde vive segundo o decreto comum,do que na solidão onde só obedece a si próprio."

"O homem livre não age com dolo nunca,mas sempre de boa fé"

"Somente os homens livres são gratos uns aos outros em máximo grau."

"A virtude do homem livre mostra-se tão grande em evitar os perigos como em superá-los."

"Se os homens nascessem livres,não formariam nenhum conceito do bem e do mal

enquanto fossem livres."

"Um homem livre não pensa em nenhuma coisa menos do que na morte,e sua sabedoria é uma meditação, não da morte,mas da vida."

"De dois bens, procuraremos sob a direção da Razão,o maior,e de dois males,o menor."

"Pelo desejo originado da Razão seguimos diretamente o bem e indiretamente fugimos ao mal"

"Quem é dirigido pelo medo, e pratica o bem para evitar o mal,não é dirigido pela Razão."

"O desejo que nasce da Razao não pode ter excesso"

"A todas as paixões às quais somos determinados por uma paixão passiva podemos ser determinados pela Razão,independente dessa paixão"
"A glória não repugna a Razão,mas pode tirar desta a sua origem"
"O orgulhoso ama a presença dos parasitas ou dos aduladores, e detesta a dos generosos ."
"O máximo orgulho ou o máximo desprezo de si mesmo é a máxima ignorância de si mesmo..."ou"indica a maior impotência de ânimo."
"O arrependimento não é virtude,isto é,não nasce da Razão;mas aquele que se arrepende do que fez é duas vezes miserável ou impotente."
"A humildade não é virtude,isto é,não se origina da Razão"
"O contentamento íntimo pode originar-se da Razão; e só o contentamento que nasce da Razão é o maior possível."
"O favor não repugna à Razão,mas pode convir com ela e dela nascer."
"A comiseração é em si mesma má e inútil em um homem que vive dirigido pela Razão."


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