quinta-feira, 3 de junho de 2010

UM POUCO DE EMMANUEL SWEDENBORG-do livro A Verdadeira Religião Christã

"O Senhor está presente em todo homem,e faz pressão e insiste para ser recebido; e quando o homem O recebe,o que acontece quando o reconhece por seu Deus Criador,Redentor e Salvador,é o seu primeiro advento,que é chamado o romper do dia; a partir desse tempo o homem começa a ser ilustrado quanto ao entendimento nas cousas espirituais,e a avançar em uma sabedoria cada vez mais interior, e à medida que a recebe do Senhor,avança pela manhã para o dia,e este persiste nêle na velhice até a morte,e depois da morte entra no Céu em direção ao Senhor mesmo; e aí,ainda que tenha morrido velho,volta à manhã de sua idade, e continua durante tôda a eternidade a crescer na sabedoria que foi implantada no Mundo natural."

"...Como todos os espirituais e todos os celestes se referem unicamente ao bem ao vero,segue-se que pela Carne é entendido o Bem da caridade,e pelo Sangue o Vero da Fé,e no sentido supremo,o Senhor quanto ao Divino Bem do Amor e quanto ao Divino Vero da Sabedoria.O Bem espiritual é também entedido pela Carne por estas palavras de Ezequiel:"Eu lhes darei um único coração, e um espírito nôvo eu darei no meio de vós,e retirarei o coração de pedra,e lhes darei um "Coração de Carne"(Ezequiel11,19;36,26);pelo coração na Palavra, é significado o amor, assim pelo coração de carne , o amor do bem.Que pela Carne e o Sangue sejam entendidos o bem e o vero,um e outro espirituais,vê-se, além disso, mais claramente pela significação do Pão e do Vinho,no que vai seguir-se,pois que o Senhor disse que sua Carne é Pão, e que seu Sangue é o Vinho que era bebido no Copo.
Se pelo Sangue do Senhor é entendido o Divino Vero do Senhor e da Palavra.é porque pela sua Carne é entendido espiritualmente o Divino Bem do Amor; e estas duas cousas no Senhor estão unidas.É notório que o Senhor é a Palavra; e há duas cousas, o Divino Bem e o Divino Vero,às quais tôdas as cousas da Palavra se referem;se portanto a Palavra é tomada pelo Senhor,é evidente que estas duas cousas são entendidas pela sua Carne e pelo o seu Sangue.Que pelo Sangue seja entendido o Divino Vero do Senhor ou da Palavra vê-se por várias passagens,assim o Sangue foi chamado Sangue da aliança, e a aliança é a conjunção,e esta é feita pelo Senhor pelo meio do seu Divino Vero por exemplo,em Zacarias:"Pelo Sangue da tua aliança tirarei os acorrentados da fossa"(9,11); e em Moisés:"Depois que Moisés leu o livro da lei aos ouvidos do povo, aspergiu a metade do sangue sobre o povo, e disse:Eis o Sangue da Aliança que tratou Jeovah convosco sôbre todas estas Palavras"(Êxodo14,3-11)."E Jesus tomando o Copo, o deu a êles,dizendo:"Êste é meu Sangue,o da Nova Aliança"(Mateus66,27-28);pelo Sangue da Nova Aliança ou do Novo Testamento,não é significada outra coisa senão a Palavra,que é chamada Aliança e Testamento,Antigo e Nôvo,assim o Divino Vero que ela encerra.Como o Sangue significa isso,o Senhor lhes deu o Vinho,dizendo:"Êste é o meu Sangue"; e o Vinho significa o Divino Vero;é por isso que este Vero também é chamado Sangue das Uvas.É isso evidente ainda pelas palavras do Senhor:"Em verdade,em verdade,vos digo;se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o Seu Sangue,não tereis a vida em vós mesmos,pois a minha Carne é verdadeiramente um Alimento,e meu Sangue é verdadeiramente uma Bebida;quem come a minha carne e bebe meu Sangue,em Mim morará e eu nele"(João6,50-58);... Que pelo Pão seja significada a mesma cousa que pela Carne,vê-se claramente pelas Palavras do Senhor:"Jesus,tomando o Pão,rompeu-o e o deu,dizendo:"Este é o meu Corpo"(Marcos16);também:"O Pão que eu darei para a vida do mundo"(João6,48;51;58)É também este Pão ,entendido como Sacrifícios .Que pelo Pão seja entendido não o pão natural,mas o Pão celeste.Que seja também o Alimento espiritual:"Trabalhai não pelo Alimento que perece,mas pelo Alimento que permanece pela vida eterna, o qual(alimento) o Filho do Homem vos dará(João6-27)..." Êle e o Pai são um(João3,35).O Divino e o Humano do Senhor não poderão ser separados,por isso, quando se diz que o Senhor,quanto a seu Humano,está inteiro na Santa Ceia/Eucaristia,segue-se que seu Divino de que procedeu o seu Humano,aí está também ao mesmo tempo.Isto faz compreender que o Senhor inteiro e a Redenção inteira estão presentes na Santa Eucaristia."


"O homem que está,na fé no Senhor,e na caridade em relação ao próximo,é a Igreja no particular,e a Igreja,no comum,é composta de homens semelhantes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário