sábado, 25 de setembro de 2010

HUME E O SEU CETICISMO

David Hume(1711-1776),nasceu na Escócia,em Edimburgo.Jurista, diplomata.Iluminista.
Sua obra filosófica principal:
-Tratado sobre a Natureza Humana,posteriormente publicada em três ensaios:
1-Pesquisa sobre o intelecto humano
2-Sobre as Paixões
3-Pesquisa em torno do Princípio da Moral
-obras também importantes:
--História Natural da Religião(1757)
--Diálogos sobre a Religião Natural(1779)
Hume transforma o empirismo em fenomenologia e critica a causalidade (vide
Aristotelismo) na medida em que a relação causa-efeito não é necessária,mas nasce da experiência.A existência de Deus não é demonstrável.Deus permanece hipótese e ato de fé.
Empirismo:(Bacon)-Todo o conhecimento procede da experiência.A metafísica torna-se impossível:nada se pode saber a respeito da existência e natureza de Deus,sobre a origem primeira e o fim último da vida humana,sobre a essência das coisas.
Fenomenologia:(Husserl)-Não admite que as formas e os conteúdos da razão mudem no tempo e com o tempo.Elas se enriquecem e se ampliam no tempo,mas não se transformam por causa do tempo.Realidade é um conjunto de significações ou de sentidos que são produzidos pela consciência e pela razão(a doadora do sentido).A razão é razão subjetiva que cria o mundo como racionalidade objetiva,isto é, o mundo tem sentido objetivo porque a razão lhe dá sentido.
Para HUME:
"O empirismo lógico consiste na afirmação de que as palavras só tem significado na medida em que se referem a fatos concretos."
"Com o empirismo lógico,ocorre a eliminação de todos os conceitos da metafísica,pois estes pretendem referir a realidades exteriores ao sujeito pensante,sem qualquer traço de experiência sensível"
"A metafísica não seria,assim,mais do que um grandioso jogo de palavras."
"...os conteúdos do conhecimento são matérias de fato, são também relações entre as idéias."
"As impressões são os dados fornecidos pelos sentidos,sejam internas(ex:a percepção do sentimento de tristeza),sejam externas(ex:visão de uma paisagem)."
"As idéias são representações da memória e da imaginação e resultam das impressões como suas cópias modificadas".
"Para John Locke: a mente é uma "tábula rasa",uma folha de papel em branco,em que são impressos caracteres através dos mecanismos da experiência sensível".Cegos e surdos de nascença não possuem tais caracteres..."
"...um ser completamente desprovido dos sentidos jamais seria capaz de qualquer conhecimento"
"Empirismo psicológico: teoria do conhecimento baseado na análise das funções subjetivas nele envolvidas."
"Causa e efeito, enquanto impressões sensíveis, não são mais do que o anterior e o posterior de uma sucessão temporal,transformados em elos de uma vinculação necessária."
"A causalidade não é mais do que uma crença baseada na ação do hábito sobre a imaginação, e as idéias tem,todas, origem na experiência sensível.Todos os outros raciocíonios da metafísica apresentavam os mesmos defeitos.Tomam como expressões da realidade concreta conceitos vazios, porque não referentes a impressões sensíveis. E usam procedimentos demonstrativos válidos apenas para as matemáticas, cujas idéias não precisam ser supostas como expressões de coisas concretamente existentes."

Importância de Hume na História:
-Foi um filósofo :
1-empirista,quanto ao problema da origem do conhecimento;
2-cético, em relação à metafísica
3-utilitário altruísta em assuntos morais e políticos
-Conclui que o homem é muito mais um ser prático e sensitivo do que racional.
-Despertou Kant de seu "sono dogmático" e o fez criar a filosofia crítica, a partir da análise do conceito de causalidade.Foi fator essencial na formulação:
--do´positivismo de A.Comte(1798-1857)
--do utilitarismo de Jeremy B.(1748-1832)
--do pensamento, de forma profunda,de John Stuart Mill(1806-1873)
-O positivismo lógico,na teoria da significação,tem Hume como o lançador de fundamentos.

CITAÇÕES:
"As ciências religiosas ou teológicas, enquanto visam a provar a existência de Deus e a imortalidade das almas compõem-se em parte de raciocínios baseados em fatos gerais.Fundam-se sobre a razão, na medida em que se apóiam na experiência.Mas seu melhor e mais sólido fundamento é a fé e a revelação divina"

"Quando percorrermos as bibliotecas,se examinarmos, por exemplo, um volume de teologia ou de metafísica escolástica e indagarmos:Contém algum raciocínio abstrato acerca da quantidade ou do número? não; Contém algum raciocínio experimental a respeito das questões de fato e de existência?não Portanto, lançai-o ao fogo,pois não contém senão sofismas e ilusões."

"O ceticismo moderado consiste sobretudo em "limitar nossas investigações aos objetos que mais bem se adaptam à exígua capacidade do entendimento humano"

"O cético provoca naturalmente a indignação de todos os teólogos e de circunspectos filósofos."

"O ceticismo cartesiano é uma espécie de ceticismo antecedente a todo estudo e filosofia, como eficaz proteção contra o erro e juízo precipitado.Ele prescreve uma dúvida universal que abrange tanto o conjunto de nossas opiniões e princípios anteriores como também nossas próprias faculdades, de cuja veracidade devemos assegurar-nos mediante uma cadeia de raciocínios deduzida de um princípio primitivo que não pode ser enganador ou duvidoso."
"Iniciar com princípios claros e evidentes por si mesmos, avançar com passos prudentes e seguros, repassar frequentemente nossas conclusões e examinar rigorosamente todas as suas consequências são os únicos métodos que nos podem levar a aspirar à verdade e lograr uma adequada estabilidade e certeza em nossas conclusões,embora reconhecendo que assim nossos sistemas progridem poucoe lentamente."
"...argumentos céticos provam que não devemos confiar completamente nos sentidos, mas devemos corrigir sua evidência mediante a razão e considerações derivadas de agentes intermediários-distância do objeto e disposição do orgão sensível- e assim torná-los, dentro de sua própria esfera, critérios de verdade e falsidade."


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