terça-feira, 23 de novembro de 2010

SAUDADES DE SANTO AGOSTINHO

Cor do texto
DO :"A VERDADEIRA RELIGIÃO"
"..o homem de boa vontade, guiado pelo próprio Deus,converte as tribulações da vida presente em instrumento de fortaleza.No meio da abundância dos prazeres e bens materiais,ele mostra e robustece sua temperança.Nas tentações,afina sua prudência.Tudo isso para não se deixar arrebatar por elas, mas se fazer vigilante e ainda mais ardente no amor pela verdade,a qual é a única a não falhar."
"Deus,por todos os meios,cuida da salvação das almas,dispondo com admirável sabedoria,das circunstãncias dos tempos.Deste tema não se deve falar senão entre pessoas de piedade perfeita.
Nenhum outro plano ajustou-se melhor em proveito do gênero humano do que este realizado pela mesma sabedoria de Deus: -o Fllho Unigênito, consubstancial ao Pai e
co-eterno dignou-se assumir integralmente o homem. - " E o Verbo se fez carne e habitou entre nós"(Jo1,14).Demonstrou assim aos homens carnais e incapazes de captar espritualmente a verdade,e escravos dos sentidos corporais,quão elevado lugar ocupa,na criação,a natureza humana.Com efeito, o Verbo não só apareceu visivelmente -pois isso poderia ter feito tomando algum corpo etéreo,ajustado e proporcionado á nossa vista.Apareceu entre os homens,como verdadeiro homem.Convinha que assumisse a mesma natureza a ser redimida.E para que nenhum sexo julgasse ser preterido pelo Criador,humanizou-se em forma de varão,nascendo de uma mulher."
"Toda a vida terrena de Cristo como homem,cuja natureza dignou-se assumir,foi ensino moral.
Por sua ressurreição dentre os mortos,mosrou claramente que a natureza humana não se perdeu de modo absoluto.Deus tudo salva.Todas as coisas servem ao Criador,seja para castigo dos pecados,seja para a libertação do homem.Cristo mostrou também que tanto mais facilmente serve o corpo à alma,quanto mais esta submete-se a Deus.Quando tal se realiza não só nenhuma substância é má- o que seria impossível- mas nem sequer pode ela ser atacada pelo mal.Este só pode vir do pecado e de suas consequências.
Essa é a doutrina cristã da natureza.Doutrina digna de total fé para os cristãos, sejam eles pouco instruídos ou doutos.Doutrina limpa de qualquer erro."
"Quanto a mim,eis a quem adoro unicamente:
-a Deus,o princípio único de todas as coisas;
-à Sabedoria,graças a quem toda alma sábia é sábia;
-e ao próprio Dom,que faz a felicidade de todos os que são felizes.
Todo anjo que ama a esse Deus,eu estou certo,que me ama a mim também.Todo aquele que em Deus permanece,pode nele perceber as orações dos homens e atendê-las.Todo anjo que possui seu bem nele,ajuda-me,sem poder ter inveja da minha participação.
Que me digam,pois os adoradores-ou antes, os aduladores dos elementos deste mundo-que melhor amizade podem conseguir aqueles que adoram a este unico Deus,a quem todos os melhores amam,com cujo conhecimento se alegram e que recorrendo a ele,como ao Princípio,ainda se tornam melhores.
Contudo,todo anjo que ama seus sonhos orgulhosos,recusa-se a submeter - se à Verdade e pretende encontrar sua alegria em seu bem particular,esse perde o Bem comum oferecido a todos,a verdadeira felicidade.Todos os maus estão submetidos aa eles,para que os oprima e tiranize.Mas não dominam os homens bons - salvo se for para serem provados.Sem alguma dúvida,esses anjos maus não merecem nenhum culto.Sua alegria é nossa miséria; e seu castigo é a nossa volta a Deus"..........................
.................................."Que a nossa religião nos ligue,pois,ao Deus único e onipotente.Entre o nosso espírito com o qual o conhecemos como Pai e a Verdade-isto é, a luz interior com que o conhecemos,criatura alguma se interpõe.
A mesma Verdade receba,ela também,nele e com ele,a nossa adoração,sendo ela em nada dessemelhante ao Pai. É a Forma de todos os seres que foram feitos pelo Uno e tendem ao Uno.Aparece,assim,às almas mais espirituais:tudo foi feito por essa Forma, e somente ela realiza o ideal a que todos aspiram.
Nenhuma delas viria ao Pai,pelo Filho,e não realizaria integralmente o seu verdadeiro fim,se Deus não fosse sumamente bom.Pois Deus nunca negou à natureza alguma os bens que ela poderia receber dele.O próprio Deus deu aos seres,o permanecer no Bem-a uns o quanto queriam,a outros o quanto podiam.
Convém-nos,pois abraçar e adorar,juntamente com o Pai e o Filho, o Dom de Deus,igualmente imutável.
É A TRINDADE DE SUBSTÂNCIA ÚNICA.Deus único de quem recebemos o ser,por quem existimos e em quem somos.Deles,porém,nós nos afastamos,deixando de lhe ser semelhantes.Mas ele não nos deixou perecer.Ele é
o Princípio ao qual retornamos,o modelo que devemos seguir,a graça que nos reconcilia.Deus único,por cuja iniciativa foram criados;por cuja semelhança somos formados para a Unidade;por cuja paz somos mantidos na Unidade.Deus que disse:"Faça-se!"(Gn1,2)
Verbo,pelo qual foi feito tudo o que é substancial e naturalmente se fez. É Dom de sua benignidade,por quem tudo foi agraciado e conciliado com o seu Autor,para que não perecesse o que foi feito pelo Verbo. Único Deus por quem,como Criador,vivemos; por quem reformados,vivemos com Sabedoria; e Aquele a quem amando e fruindo,vivemos felizes(o Dom).Um só Deus de quem,por quem e em quem,todas as coisas existem.
A ELE SEJA DADA GLÓRIA PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS! AMÉM."

Nenhum comentário:

Postar um comentário