domingo, 24 de maio de 2015

A VIDA NO ESPÍRITO -L'OSSERVATORE ROMANO N°43 (592)-24/10/1998-DO PAPA JOÃO PAULO II

4-A vida do cristão que,mediante  a fé  e os sacramentos, está intimamente unido a Jesus Cristo, é  uma "vida no Espírito ".Com efeito , o Espírito Santo derramado em nossos corações( Cf Gl.4,6)torna-se em nós e para nós "nascente de água  a jorrar para a vida eterna "(Jo  4,14).
   É preciso, pois,  deixar-nos guiar com docilidade pelo Espírito de Deus, para nos tornarmos de maneira cada vez mais  plena aqueles que já somos por graça :filhos de Deus em Cristo  (cf. Rm8,14-16).
"Se vivemos  pelo Espírito -exorta-nos ainda São Paulo -caminhemos também segundo o Espírito "(Gl.5,25).
    Sobre este princípio se baseia a espiritualidade cristã, que consiste em acolher toda a vida que o Espírito nos dá. Esta concepção  da espiritualidade põe -nos ao abrigo dos equívocos que às vezes ofuscam o seu perfil genuíno. 
      A espiritualidade cristã não consiste num esforço de auto-aperfeiçoamento,como se o homem  com as suas forças pudesse promover o integral crescimento da sua pessoa e conseguir a salvação. O coração do homem, ferido pelo pecado, só é  curado pela graça do Espírito Santo  e somente pode viver como verdadeiro filho de Deus,  se for sustentado por essa graça. 
        A espiritualidade nem sequer consiste em tornar-nos como que "imateriais",desencarnados,privados de empenho responsável na história. A presença do Espírito Santo  em nós, de fato, longe de nos impelir para uma "evasão " alienante, penetra e mobiliza todo nosso ser:inteligência,vontade,afetividade,  corporeidade, para que o nosso "homem novo", ( Ef 4,24) impregne o espaço e o tempo da novidade evangélica. 
5-No limiar do terceiro Milênio, a Igreja dispõe -se a acolher o dom sempre novo daquele Espírito doador de vida,que brota do lado trespassado de Jesus Cristo, para anunciar a todos com íntima alegria o Evangelho da vida.
   Supliquemos o Espírito Santo para que torne a Igreja do nosso tempo um eco fiel da palavra dos Apóstolos : "O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam acerca do Verbo da vida-porque a vida manifestou -se,nós        vimo-la, damos testemunho dela e vos anunciamos esta vida eterna que estava no Pai  e que nos foi manifestada -o que vimos e ouvimos,isso vos anunciamos,para que também vós  tenhais comunhão conosco.Quanto à nossa comunhão, ela é com o Pai e com Seu Filho Jesus Cristo "(1 Jo  1,13).


Nenhum comentário:

Postar um comentário