terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O PODER DA PALAVRA


Convivi com minha avó até o último dia de vida terrena.Enquanto ela tinha certa lucidez, sempre a vi lendo a Bíblia, repetidamente e de forma disciplinada.Ficava encafifada com estas leituras repetidas...
Quando passei a ter o mesmo hábito,percebia que a cada leitura, novas perguntas surgiam, respostas me eram dadas e muitos significados foram se modificando.
Ler as Escrituras alimenta,de forma apropriada,conformens, o tipo de alimento daquele que o faz,uma vez que ele vai da papinha até os alimentos sólidos,alguns precisam até de duros...
As palavras precisam ser usadas de forma cuidadosa,no dia-a-dia.
"No princípio era a Palavra e a Palavra estava junto de Deus e a Palavra era Deus.Tudo foi feito por meio dela,e sem ela nada foi feito de tudo o que existe.Nela estava a vida e a vida era a luz dos homens.E a luz brilha nas trevas,e as trevas não conseguiram dominá-la"Jo1,1-5
Com base nos versículos acima, concluiremos que grande deve ser a atenção no poder criativo da palavra.Ela é "um núcleo psíquico puntiforme,que numa explosão nuclear psíquica cria movimento,uma reação em cadeia sistêmica,até que ela se torne ato". Toda palavra, pronunciada ou apenas pensada,tem um sério efeito nos processos de vida dos que a emitem ou a ouvem,assim como,do entorno.
O objetivo é alertar para a necessidade da consciência do que se fala e do que se ouve:ter uma "espécie de testemunha interior",atento a tudo.Geralmente,não ouvimos o que falamos-é como se bloqueássemos a mente.
Palavras de negativismo devem ser detectadas pela consciência:sempre que se pegar murmurando,insatisfeito(a) com a vida,procurar a(s) palavra(s) responsável(eis) pelo indesejável no momento e com coragem, humildade, confrontá-la(s) com os sentimentos negativos que a(s) geraram.
Assumir a responsabilidade pelo que está ligado à negatividade no falar,por ex,o sentimento de estar arrasado(a),pessimista, niilista,etc; é a possibilidade de poder mudar o psiquismo e aprender com isto.
A mudança pode ocorrer,entregando a Deus,após orar ao Espírito Santo,o sentimento negativo percebido pela "testemunha",detectar a origem dele e solicitar,em oração, a transformação em algo positivo,construtivo...
"Pensar muito antes de falar ou após ouvir algo",pois pensamentos podem ser revisados,rejeitados,discutidos e até negados enquanto a palavra,já é algo concreto,já é algo concluído,a partir do pensamento e início de uma criação.
O amor,o belo,a alegria,a docilidade e outros sentimentos,que levam ao bem estar, podem ser resgatados da parte mais profunda do ser,a essência e podem substituir o que está para se concretizar como negativo.
A oração, a adoração,o louvor a Deus ajudarão,através do Espírito Santo,a iluminar os sentimentos,os pensamentos e consequentemente,as palavras se iluminarão e seja lá onde estiver,o ambiente também ficará pleno de Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário