sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

ORAÇÃO

As Graça,Ajuda e Luz Divinas existem em todo o Universo e Deus não está disposto a oferecê-las gratuitamente.Está além do estado humano ultrapassar o estado de pecador para chegar aos Atributos Divinos:Força, Amor,Graça,etc.Para ultrapassar tal barreira há a necessidade da oração;parte essencial neste processo.
Este processo ocorre com a ação de vários fatores.Inicialmente, a oração é o melhor exercício para a concentração,sem a qual não se adquire nada.Uma boa solução é associar oração e concentração.A oração diária é importante porque a concentração e a disciplina,juntas, são pré-requisitos para o processo de purificação interior.
Você aprende a se concentrar,quando ora para pessoas queridas,amadas; primeiro,pensando nelas e posteriormente,trazendo do seu inconsciente os sentimentos a elas referentes.
Ore para pessoas que você conhece, para o Universo,por paz,criaturas "cegas",ainda"na escuridão",pela purificação de mais e mais indivíduos.No início,seus pensamentos passearão de um para outro pensamento,pois focalizar a atenção é difícil,mas é um trabalho que precisa ser feito.Se você não se deixar vencer pelos obstáculos,pouco a pouco, serão atingidos níveis de maior profundidade.Evite a irritação,quando não conseguir concentrar e recomece e busque se relaxar diante do obstáculo e observá-lo:isto faz parte do treinamento.
Muitas pessoas não conseguem expressar altruismo,amor,gratidão,quando fora do momento de oração.A oração não se atem a só concentrar-se e disciplinar--se,mas há que se desenvolver pensamentos e sentimentos positivos fora do processo de oração,assim como,cultivar e desejar o bem àqueles que lhe machucaram,magoaram.
Outro fator importante da oração é o feito ao purificar a alma,a ponto de toda a sua vida ser uma oração;neste ponto,você não precisará se retirar para orar,pois você emanará a oração a cada respiração, a cada pensamento que passar pela sua mente ou a cada emoção vinda do inconsciente.
Observar-se durante a oração passará a ser natural:suas faltas, seus problemas e suas experiências serão iluminadas por um foco de Luz diferente,uma vez que as influências não-espirituais do seu entorno o afetam negativamente.
Para entender melhor seus problemas,há uma fase,na oração: a meditação.Através dela,apresentar-se-á seus problemas a Deus,para que eles se tornem claros para Ele e para você; você deve estar convicto de que Deus quer que você descubra a sua verdade interior.
O importante a ser desvendado só é trazido mediante a oração,uma vez que você encontrará forças e desejo de fazê-lo pois está incluido aí o sentimento de dever diante de Deus de fazer o que é a vontade Dele,embora haja sempre a tentação de que prevaleça a vontade própria.
Orando, de forma e frequência adequada,quem se sente,por exemplo,centro do mundo,pouco a pouco, desenvolverá a humildade, uma cura para a alma.
Outro elemento importante é a purificação da alma através do aumento do fluxo de Forças Divinas para a alma, fruto de esforço próprio,uma vez que Deus não facilitará a chegada à disciplina diária por nenhum meio sobrenatural.Dever-se-á aprender e vencer as dificuldades para se auto-purificar, através da disciplina diária, até que se torne uma segunda natureza da sua personalidade.Quem atingiu o ponto de fazer da oração uma disciplina diária,imprescindível para sua vida,deve tomar CUIDADO com o extremo da ROTINA.Não pare de orar,mas esteja alerta para que sua oração mantenha VIVA: esteja consciente de não estar repetindo palavras,de forma habitual.Logo,ore de acordo com suas necessidades diárias.Se estas forem sempre as mesmas,provavelmente há um círculo vicioso-leve o tema desta necessidade repetitiva,em oração a Deus e peça ajuda para sair daquele:círculos viciosos de sentimentos,pensamentos devem ser rompidos,pois tornam-se nós e podem atrapalhar o processo do caminhar, indo se alojar no inconsciente.
Ajuste sua oração aos diferentes problemas que veem à superfície, nos diferentes momentos; a vida traz desafios, ora pequenos,ora grandes,para que você cresça interiormente.
Para manter "viva" sua oração, coloque diante de Deus, seus problemas diários (materiais,não) espirituais e peça a Deus uma melhor compreensão deles.Faça penetrá-los,com pensamentos, no seu subconsciente, até que um "insight" lhe dê a resposta,quiçá,mostrando as facetas a eles referentes.
Faz parte substancial de uma boa oração,que você diga a Deus,a cada dia,que "você sabe que deve aprender e pedir ajuda Dele".Gradualmente,isto vai criando impressão no subconsciente e boas imagens se formarão dentro de você.
Tais imagens devem ser comparadas com atitudes,sentimentos e pensamentos,fora da oração e deve-se avaliar o grau de desvio da retidão,própria da vida do Cristo e se necessário,mudar atos,pensamentos ou sentimentos, a fim de buscar novamente o caminho reto.
Todo este exercício, permitirá que aumente o fluxo das Forças e Qualidades Divinas para a alma. Aí o esforço é fundamental.Cada pessoa deve achar seu próprio ritmo e sua própria reação.
(baseado na palestra número 36 de Eva Broch,1958
-Pathwork Lectures-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário