quinta-feira, 4 de março de 2010

AS FASES DE VIDA-crises e chances de desenvolvimento








'


Há momentos na vida em que,diante de um paciente,questiono se ele está doente ou vive um momento de vida.Encontrei luz num trabal ho feito pela Dra.Gudrun Burkhard,na Clinica Tobias e no Centro Paulus,com base na visão humana de Rudolf Steiner.As perguntas mais frequentes são:"O que está acontecendo comigo,será que estou com alguma doença?";"Meu trabalho não rende como antigamente; parece que o "amor" acabou,está difícil me entender com minha mulher/meu marido;não tenho mais paciência com os filhos; o trabalho não anda como desejo,o que está acontecendo comigo?"" O que fazer?" Esta perguntas nos mostram que estamos emcrise.A estas crises damos o nome de "crises da nossa biografia.







Durante anos da nossa vida, tudo ia bem ,porém com o amadurecimento,nossas forças biológicas,que a partir dos 35anos começam a diminuir e não conseguimos balancear o nosso desgaste e a adequada regeneração vital e isto nos leva a uma crise.CRISE É CHANCE DE DESENVOLVIMENTO!




O amadurecimento espiritual assemelha-se a uma pessoa que vai escalando uma montanha, e que tem diante de si um panorama que vai aumentando e que faz com que ela se preocupe cada vez menos com os detalhes da paisagem.A cada degrau, nossas qualidades psíquicas se abrem e desenvolvem,a fim de serem aplicadas na sociedade,na família e também,no trabalho.




A "biografia humana",é didaticamente,dividida, de sete em sete anos,do nascimento até os 63 anos,quando as influências no psiquismo cessam.




O PRIMEIRO SETÊNIO-FASE DA ESTRUTURAÇÃO CORPÓREA DA NOSSA SAÚDE:




A criança nasce,o primeiro grito é a primeira manifestação "audível" do "estou aqui".A própria individualidade da criança,durante a gravidez,"conversa com a mãe". Até o terceiro ano de vida,ela conquista o infinito;aprendendo a andar,erguendo-se,superando a gravidade da terra,conquistando o espaço; a falar,com a possibilidade de dar nomes a todos os seres,de se comunicar com seus semelhantes,de criar,portanto, base de comunicação,própria do homem social;e,através do pensar,das primeiras associações de idéias,do smidesenvolvimento gradativo da memória que lhe permite conquistar o infinito:com o pensar se desloca no tempo e no espaço-a países longínquos,a alturas cósmicas e profundezas terrestres.Aos 3 anos,após as forças psíquicas e espirituais terem plasmado a parte orgãnica do corpo,aparece o primeiro momento de consciência:a criança já não se nomeia com seu nome,mas usa a palavra "eu".Este momento pode ser denominado "consciência do Eu".




O acordar da criança,em seu corpo, ocorre através dos órgãos do sentido;com o tato sente o aconchego da mãe e os batimentos cardíacos dela,quando mama;o prazer da amamentação é sentido até a ´pontinha dos pés.As percepções sensoriais plasmarão todos os seus órgãos.A partir desta consciência, percebemos quão importante é o cultivo adequado das impressões sensoriais,que serão a baase para a futura ligação com a terra,os reinos da natureza,o ambiente;em suma,determinarão se a criança irá se sentir bem ou não na terra.No andar ,a criança usa todo seu esforço e persistência na experimentação para conseguir esta faculdade. Nesta fase, ela aprende por imitação:no seu intenso movimentar,ela imita a mãe,na cozinha,o pai no lidar com suas ferramentas:os pais servirão de exemplo a ser imitado,logo,isto implica na auto-educação dos próprios pais.A alma da criança, nesta fase,está,totalmente, aberta a tudo que a rodeia,ela é confiante e tal confiança básica precisa ser cuidada para não romper;por exemplo,quando ela se joga de uma escada nos braços do pai ela deve ser amparada.Para um bom desenvolvimento,ela precisa de calma e tempo,pois seus órgãos ainda estão sendo modelados.São importantes sono,alimentação e ritmo na vida:Evitar desavenças domiciliares evitarão que se formem marcas no orgânico.




As crises nesta fase da vida,que se passam,ao nível orgânico,são globais:atingem o corpo todo e se manifestam através das doenças infantis.A criança,através do cordão umbilical recebeu coisas da sua mãe não compatíveis com a estrutura do seu corpo(os corpos são geneticamente diferentes) e precisa eliminar tudo o que lhe é estranho:isto ocorre através das doenças infantis:sarampo,coqueluche,etc.Nesta fase,a criança forma seu "instrumento" para melhor tocá-lo durante o resto da vida; caso isto não ocorra o que era estranho a este organismo pode gerar,em fases posteriores novas doenças.




Aos 7 anos:O corpo está reestruturado(em relação ao do bebê,ao nascer),o cérebro formado,a segunda dentição iniciada,nesta época, começa o segundo setênio.Esta é uma fase de crise;a criança sai do ambiente doméstico e vai para a escola.Isto significa ter medo,para algumas e para outras,sentimento de orgulho,auto-afirmação,libertação.No caso de medo, insegurança,um bom professor ajuda na superação desses sentimentos .




O SEGUNDO SETÊNIO:BASE PARA O AMADURECIMENTO PSICOLÓGICO DO INDIVÍDUO




As energias,que elaboravam os órgãos,no setênio passado,estão livres para serem usadas no pensar imaginativo e na memória.Três fases se sucedem;dos 7 aos 9;dos 9 aos 12 e dos 12 aos 14anos.Na primeira fase,predomina a formação mais intensa da cabeça; o rosto adquire uma expressão mais individual.Dos 9 aos 12 anos,ocorre o cescimento do tórax e desenvolvimento dos órgãos intra-torácicos:coração e pulmão,por ex.Ocorre, nesta fase,há um novo momento de "vivência de eu",em que se torna mais presente, a nível do sentimento.Nesta fase,ela se sente só, incompreendida,é crítica e precisa de bastante carinho para conseguir relacionar-se socialmente. A fase de alongamento dos membros,de crescimento longitudinal,dos 12 aos 14 anos, a pré-puberdade,é geralmente, também,fase do primeiro amor,às vezes platõnico.Em relação ao setênio anterior,há uma interiorização,há uma troca com o meio externo:um inspirar e um expirar;um grande respirar-não só o ar,mas tudo ao seu redor.Nesta fase o jovem necessita um elo,entre ela e o mundo.Este elo é uma pessoa que a criança ama profundamente,geralmente o(a) professor(a);a autoridade amada é o elemento mágico da educação,dessa época.O que aquele professor diz e transmite é o verdadeiro.A atitude básica cultivada, nesse setênio, é a devoção e veneração.Ao nível do pensar,há neste período,aptidão para o cultivo da memória;o pensar tem caráter mais imaginativo,e ainda não intelectual,lógico;daí o interesse por contos de fadas,lendas,fábulas, histórias da Bíblia,que alimentam a alma.Neste período,ocorre a construção de "castelos no ar",onde ora é o grande herói,ora o escravo,ora a princesa ou a gata borralheira.Esta fantasia criativa será a base do entusiasmo e da criatividade entre 28 e 35 anos.A parte rítmica,base do sentimento deveria ser permeada pela arte e pela religião,não uma religião sectária,mas uma atitude "religiosa"perante a natureza.Nesta fase,também,se fundamentam os costumes e hábitos,como por exemplo,hábitos alimentares,higiênicos ou de rezar. Os cuidados a serem tomados são:-evitar normas,que poderão se transformar em falsas crenças,por exemplo,"Menino não chora"ou "Você é a ovelha negra da família" e a -intelectualização precoce,que impossibilita o desenvolvimento da fantasia criativa; o primeiro,poderá dificultar,especialmente entre 28 e 35 anos,o desenvolvimento sadio da vida psíquica e o segundo,poderá ser o empecilho para o desenvolvimento de um pensar,sentir e agir sadios,em fases posteriores.




O TERCEIRO SETÊNIO-FASE DO AMADURECIMENTO SOCIAL DO INDIVÍDUO




Dos 14 aos 21 anos(puberdade) ocorrem modificações corpóreas,com alterações psíquícas,que associadas à maturidade sexual dão um aspecto desengonçado,desajeitado.Esta fase é considerada a fase de maturação terrestre,nesta fase, este indivíduo se torna cidadão terreno,capaz de atuar na sociedade,na terra e,de viver seu destino.Muitos jovens recuam inconscientemente desta responsabilidade.O número de suicídios, entre 12 e 14 anos, é grande.Outra forma de fuga é a adicção a drogas,buscando voltar para aquela sensação paradisíaca,perdida,de que "eu e o mundo"são um só.Aparece, nesta fase,uma sensação de grande isolamento,de incompreensão e a síntese com o mundo tem de ser reconquistada de dentro para fora.Com a puberdade, há um vislumbre da imagem ideal do ser humano,a força propulsora do desenvolvimento.Surge uma tensão dentro dele:de um lado,tem a imagem ideal dentro de si e a procura em si e nos outros-ou ele assumeuma posição crítica ouse apoia em grupos,anulando a si próprio.A leitura de biografias famosas pode contribuir para que um ídolo seja encontrado,evitando assim a idolatria de qualquer ídolo que encontra ao seu redor. Nesta fase,deverá ser desenvolvido o pensar lógico,especialmente através da ciência,porém, só consegue transmitir a verdade do mundo ao jovem,aquele que é autêntico e verdadeiro e que acredita no que está ensinando.Nesta fase dá-se a formação ideológica do jovem.Com amigos mais velhos o jovem tem o apoio e compreensão que o fazem sair do isolamento.O questionamento desta fase é:Quem sou eu?Que aptidões e talentos trago que poderão ser desenvolvidos?


A personalidade que se forma tem cada vez mais consciência de si mesma.Na fase de 14 a 16 anos é mais voltada para os fenômenos e mudanças corporais,onde o interesse pela ciência e pela técnica ajudam a "organização do pensamento". Na fase de 16 aos 18 anos, muitos jovens passam por um período de religiosidade intensa,alguns querendo ser padres,freiras ou celibatários,com surgimento de muitas poesias e dramas. E na fase dos 18 aos 21 anos , a preocupação é com a escolha da profissão e da sua posição na sociedade.


Ocorre a diferenciação sexual e a alma passa por três etapas,no amor:a primeira,sexual,predomina dos 21 aos 28anos; a segunda,erótico-afetiva(companheirismo) ,dos 28 aos 35 anos;e,a terceira,a do amor verdadeiro(espiritual),dos 35 aos 42 anos.


A crise dos 21 anos,atingida a maturidade ou maioridade,é constituída de crises violentas relativas à própria identidade.Muitos jovens precissam se libertar da imagem forte dos pais,ou de um deles ou de ambos.Alguns saem de casa e só tem possibilidade de retornar, após a "quebra" de tais imagens,como adultos e iniciar uma nova forma de relaciomamento.


A FASE DOS 21 AOS 28 ANOS-FASE DA ALMA EMOTIVA OU SENSITIVA -É uma fase de luta:conquista de posição na vida,o encontrar do local de trabalho adequado,a descoberta do parceiro e formação de uma família.É também fase de trabalho interno sobre tudo o recebido mais ou menos passivamente nas fases anteriores.O grande mestre desta fase vai ser a vida,através da qual se amadurece psicologicamente.A pergunta básica da fase é:"Qual é a minha vivência deste mundo?"´Predomina a grande labilidade emocional,ora,se está no céu,ora na maior tristeza; existe uma grande criatividade,há trocas de local de trabalho até encontrar o que satisfaça; a insegurança interna,por falta de experiência,é compensada por seguranças externas. É a época de gozar de todas as regalias da civilização moderna,como viagens,experiências as mais variadas,troca de parceiros até que haja o verdadeiro amadurecimento e a escolha do parceiro,capaz de trilhar em conjunto a vida.


O desafio desta fase é equilibrar os altos e á baixos,adquirir uma gradativa segurança interna,principalmente graças à avaliação sistemática do trabalho efetuado,independente do meio;aprender a ter empatia e se abrir para os relacionamentos,sem preconceito.A nível de relacionamento,cada qual deve desenvolver o seu estilo de vida,adaptação mútua,respeito e amor à individualidade do outro,não querendo moldá-lo à sua maneira.Isto exige constante adaptação e trabalho em si mesmo.


O perigo desta fase é de se adaptar demais,tornando-se uma "vaca de presépio" ou tomar atitudes apreensivas,críticas constantes. O perigo principal é perder-se totalmente no externo,nos prazeres da civilização,ou iludir-se com uma experimentação mais acentuada,como a nível da droga,que atrapalhará a interiorização necessária para evolução da fase seguinte.


Crise dos 28 anos:Um dos impulsos de desenvolvimento é colocar as aptidões ou "talentos" trazidos à disposição dos outros seres humanos.O viver do passado deve ser deixado de lado e as aptidões tem de ser reconquistadas e trabalhadas.A dificuldade é ter de trabalhar de dentro para fora,com dificuldade e constante esforço:a crise pode ser vivida como uma doença física ou psíquica ou como estagnação psíquica.


FASE DOS 28 AOS 35 ANOS-FASE DA ALMA RACIONAL E AFETIVA


A pergunta básica é "qual é a ordem do mundo?" "Como se organizar a si mesmo? A experiência interna cresce, há maior execução do que planejou-se,começa-se a liderar cada vez melhor, há maior responsabilidade no trabalho,rende-se o máximo.As forças físicas e psíquicas buscam o equilíbrio.O homem nesta fase se ocupa da carreira,promoção,prestígio não só na própria organização como na sociedade.


O desafio para o desenvolvimento nesta fase é a atitude positiva em relação ao outro,tolerância,refreamento de sua opinião:a opinião do outro também pode ser certa.Escutar,ouvir,não só falar,mas criar espaço para diálogos.Reavaliar as falsas crenças, colocadas no segundo setênio e escolher as que servem e que outras novas devem ser incorporadas.Integrar afeto e sentimento, muitas vezes abafados,totalmente, na infância.O perigo da fase é a vida cair na rotina, de se impor aos demais,criticá-los-é a fase em que a terapia pode acertar as incõmodas arestas.A partir daí ocorre o declínio das forças físicas.


Aos 35 anos: a crise da autenticidade:sensação de vazio ou de isolamento.Tais vazios são necessários,para que algo novo possa nascer e levar o desenvolvimento nas fases seguintes:ocorre,a partir da consciência plena a liberdade interior; passa-se a enxergar a essência, o que pode levar ao amor verdadeiro(espiritual).


A FASE DOS 35 AOS 42 ANOS-A FASE DA ALMA DA CONSCIÊNCIA


A pergunta básica é:"Como é o mundo realmente e como encontrarei minha própria realidade?" "Quais são os meus limites? Eu me aceito com estes limites?""Quais são os meus princípios de vida?"


A auto-crítica deve ocorrer nesta fase e trabalhar a aceitação de si mesmo,pois ela é a base para a aceitação do outro. É comum nesta fase, a mulher,que abandonou o emprego por causa dos filhos,retome-0.


O desafio,nesta fase, é aceitar o desgaste físico maior,encontrar o ritmo adequado ao organismo físico, treinar a contenção e desenvolver o amor e aceitação do próprio destino e assim aceitar ajuda dos seus subalternos.No relacionamento mútuo desenvolver o amor verdadeiro que transcende qualquer egoísmo.


O perigo desta fase é de cair na rotina,cada vez mais; e para fugir desta rotina troca-se de parceiro,desenvolve -se o alcoolismo, passa a competir com os jovens... ou torna-se um déspota.


Crise dos 42 anos;os 42 anos são sentidos como uma verdadeira crise existencial:há que se acender a própria luz,ninguém o fará pela pessoa;alguns param aí,porém,para outros, começa o verdadeiro desenvolvimento espiritual,muitos expressam e sentem este elemento no fundo de suas almas:é como um renascer,ocorrendo muitas vezes uma total inversão de valores.


A FASE DOS 42 AOS 49 ANOS-A FASE SOCIAL OU DA ALMA IMAGINATIVA-As forças do desgaste físico se fazem sentir,cada vez mais acentuadamente;1-aparecem alterações físicas; 2-o medo da morte toma a alma; 3-surge um novo "nascimento" de uma criatividade,que pode chegar a desabrochar nas fases seguintes.


O grande desafio é a realização de novas metas de vida não mais materiais,mas talvez de ordem espiritual.Um senso de responsabilidade pelos da nova geração vai crescendo, e podemos tentar prorrogar e passar nossas tarefas cada vez mais para as mãos de mais novos.


As crises ocorrem,nesta fase,quando a nível físico:tenta-se manter o ritmo de vida igual o dos anos anteriores; a nível psíquico,quando sente-se a ameaça dos mais jovens e se preocupa em manter-se com o perfil de jovialidade padronizado pela sociedade.A solução seria buscar atividades a nível cultural,social,artístico,religioso,a fim de fazer a drenagem do potencial criativo remanescente. O relacionamento corre muitos perigos,se não forem encontrados novos valores.


Crise dos 49 anos:O sentimento de velhice da mulher,com a perda da menstruação e da possibilidade de reprodução.A solução é enfocar a preocupação na ampliação da consciência espiritual.


A FASE DOS 49 AOS 56 ANOS-A FASE DAALMA INSPIRATIVA OU FASE MORAL-Fase harmônica de interiorização da fase anterior com paralelismos com as fases dos 7 aos 14 anos e dos 26 aos 35 anos.


Pré-requisito para que esta fase seja harmônica:a veneração dos 7 aos 14 anos.Aprende-se a escutar as perguntas que nos são colocadas;o importante é tentar suprir as demandas de outros.A serenidade aumenta e a pergunta a ser feita é:"Será que o que estou fazendo tem valor para o mundo,para a humanidade?"A própria vida torna-se a sua própria filosofia.A criatividade pode ampliar-se no trabalho:chefe bondoso,pai verdadeiro,lider incontestável,mãe universal.Quem aprendeu a venerar entre 7 e 14 anos, saberá abençoar.


A crise desta fase ocorre quando tenta-se lutar contra o vazio desta fase:pode levar a fracassos.O aumento da sensação de vazio pode levar ao cancer,infarto,depressão.


FASE DOS 56 AOS 63 ANOS-A FASE DA ALMA INTUITIVA OU FASE MÍSTICA-


Fase da pré - senilidade: as folhas do outono caíram, chega-se ao inverno.Ocorre a reavaliaçaõ dos valores, olha-se para trás:como foi a vida,o que foi alcançado e o que deixou-se de alcançar.O que vamos levar para a morte/para o céu?Perdi tempo,agora não há mais tempo e nem forças apropriadas...Quando a realidade espiritual é encontrada,vive-se a fase mística: a pessoa pode se tornar um "guru".É a fase da abnegação para os que desenvolveram bem a fase dos 0 aos7anos.Há uma redução da percepção externa para que aumente a vida interna:desenvolve-se a vida artística: o artista não se aposenta.


A imagem para esta fase é um casal de velhinhos abraçados vendo,,juntos,sentados,em harmonia, o pôr do sol.



APÓS ESTAS FASES:Os órgãos dos sentidos vão gradulmente se fechando as portas para o mundo e a vida interior passa a ser cada vez mais importante:o idoso,conforme o grau de interiorização da luz da criança pode luzir, mais ou menos, a partir de dentro.










Nenhum comentário:

Postar um comentário