sábado, 20 de março de 2010

BUSCANDO EXPLICAR "A ORAÇÃO DE DEUS"-PL-palest.9.

PAI NOSSO-Quando você pensa no sentido destas palavras,presumivelmente,você pinta Deus como o pai de todos os seres.Às vezes, quando se pensa tais palavras,intimamente,surge o meditar,especialmente,em como a paternidade de Deus também se aplica às pessoas,de quem você não gosta ou não lhe causa cuidados;ou,contra quem sente resistência ou lhe ocorre de estar em discórdia.Não precisa ser sempre um pensamento de ódio, é suficiente estar irritado com alguém.Vá para dentro do seu silêncio e pondere que essas pessoas são filhas de Deus.Chamar-se um filho de Deus só se justifica quando você permite que a pessoa que lhe traz sentimentos não prazeirosos a /em você seja também criança de Deus,assim como você é.Quando você é bem sucedido ao fazer isto,suas atitudes e logo, seus sentimentos,também,passam por uma sutil mudança e você se tornará mais relaxado e livre.
Fazer isto pode,a princípio,ser difícil e causar resistência,porque seus sentimentos nem sempre querem se deixar ser mudados.Quando há fortes sentimentos negativos, de qualquer tipo, deve haver um nó interno.Tome tal resistência como um sinal que lhe diz quão importante é dissolver este nó interno:algo ,no seu interior, não está resolvido,não importando quão errados os outros possam estar.Quando este "insight" lhe ocorre,vem a vontade de resolver seja lá o que estiver errado dentro de você e a prontidão para permitir novos reconhecimentos,inspirações ou ensinamentos.Então, meios práticos lhe serão também dados para você se livrar do estado negativo,não resolvido.
Abra-se para Deus,clame a Cristo,que o Espírito Santo,com sincero desejo,que desfaça os nós internos,que travam sua vida.De repente, a pesada pressão será levantada do seu peito, sentir-se-á livre de um fardo.Quanto aos outros, peça que todos os pensamentos negativos sejam varridos de sua mente e os visualize como seres plenos de perfeição.Onde se procura, achar-se-á: procure em você as qualidades,que mostram a parte perfeita,no interior,incendiada pelo Espírito Santo,que está no outro: observe-o com o seu coração aberto a Deus.Esta parte perfeita é eterna, imortal e é de Deus.Porém, há forças contrárias,que querem impedir a plena expressão da perfeição:elas invejam a perfeição divina e iludem.Não se deixe iludir, tome posse desta parte perfeita em si e tome consciência deste conflito interno que vive em seu interior; fuja das ilusões e você encontrará facilidade em reconhecer naquele, de quem você não gosta,a perfeição que habita em você-ele se tornará seu irmão ou irmã.Você estará reconhecendo uma ligação com o outro,que recebe o nome de AMOR.
QUE ESTAIS NOS CÉUS-O céu está dentro de você, procure-o ,aí,dentro de você-encontre sua própria perfeição,velada e escondida,Procure o céu,procure Deus dentro da alma do outro, mesmo aquele que você rejeita.Só assim, você pode encontrar o eterno Deus vivente.
SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME-Você santifica o nome do Pai tentando compreender,aprender e seguir as Suas Leis e cumprí-las.Quando você está confuso(a), com problemas na vida,isto significa que não encontrou a Lei Divina apropriada.Ao dizer "Santificado seja Vosso Nome",pergunte-se,dentro de si:"Quais são as minhas dificuldades?";"Quais são os meus problemas?";"Eu devo estar violando uma Lei Divina,mesmo que só inconscientemente,mas não quero fazer isto por muito mais tempo".Peça a Deus para ajudá-lo(a) a entender que Lei você está violando.Pergunte a Ele e peça uma resposta e você estará estabelecendo uma conexão pessoal, através da qual você,realmente,santificará o nome do Pai.Quando você olha para seus problemas,em verdade,com honestidade no coração, você receberá a resposta.Ela poderá não vir no momento por você desejado,mas quando Ele achar que é o momento adequado para o seu amadurecimento no Espírito.
VENHA A NÓS O VOSSO REINO-Quando você Santifica o nome de Deus,seguindo todas as Leis Espirituais,traz-se,também, o Seu Reino para perto de você:Ele,na verdade, está dentro de você.
Quando se pensa que o Reino de Deus está em um determinado lugar,fora de você, ele descerá para a terra, e bastará ir até tal lugar e entrar.Estas são idéias vagas e usuais a respeito do Reino de Deus,porém,são formas falsas de pensamentos, ilusões,fantasias...;que se erigem na imaginação.
O Reino de Deus precisa ser descoberto e desenvolvido dentro de você,quando se apreende e se aprende a aplicar as Leis Espirituais.
SEJA FEITA A VOSSA VONTADE-Para nós, humanos, cheios de coragem e poder pessoal,é dificílimo aplicar estas palavras,ao nível pessoal.Diz-se,habitualmente,que não se sabe o que é a Vontade de Deus e que ela seria obedecida, caso Ela fosse ensinada,de forma explícita.No entanto, qualquer um,que se esforçar,indo ao seu quarto,fechar a porta e em silêncio,dobrar seus joelhos,abrir seu coração,entrar em oração e fizer contato com Deus e Seu Mundo,pedindo para que lhe seja comunicada a Sua Vontade, para si e para os relacionados consigo,com plena disposição de seguí-la,incondicionalmente.Mesmo que a dúvida venha lhe perturbar, creia que receberá a resposta,isto fortalecerá a sua Fé.
Todo mundo pode estar certo de que é a Vontade de Deus seguir o caminho da Perfeição,seja qual for a forma em que Ela se lhe apresente.Esteja certo(a) e seguro(a) de que é a Vontade de Deus que você confronte consigo mesmo(a) ,de forma honesta e humilde,ao invés de escolher uma forma mais confortável de rechaçar o que cria mal-estar ou culpar outros e circunstâncias para evitar a necessidade de procurar o erro dentro de você.Comtemple o que causa a sua resistência interior e esteja certo:quando se sente uma desarmonia interna,você violou uma Lei Divina.O próprio erro ou o erro de outro ser humano pode lhe dar sentimentos não harmoniosos,isto significa que há algo desconhecido em você-de alguma forma falhou-se no cumprimento da Lei de Deus.
Em algumas pessoas,os sentimentos de desarmonia poderia tomar a forma de dúvidas religiosas, no geral,conectadas a problemas pessoais;e, para outras,sentimentos ou atitudes, a nível pessoal.Quando há um sentimento de peso,raiva,de resistência,de medo,de qualquer desarmonia,há um sinal de que algo, em seu interior,não está em ordem.De outra maneira,não haveria tanta escuridão em algumas das suas situações de vida.Se se fizer esforço em buscar a resposta,de todo o coração,mesmo que demore;pois,há que se respeitar o tempo,segundo Deus;ela virá cedo ou tarde.Quando você ora pela resposta a fim de cumprir a Vontade de Deus,ela virá.Não a tema;a Vontade de Deus é sempre sábia e amorosa e leva à felicidade,embora a transição para obedecê-la possa vir sob a forma de luta.
Ponha-se diante de Deus e se coloque diante Dele e pergunte:"Estou realmente a fazer a Sua Vontade?".O silêncio da escuta Lhe responderá.
ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU-Qual o significado disto? O que é céu? O que é terra?Céu é seu espírito,em sua perfeição; está dentro de você.A terra é sua conhecida:até certo ponto, você pode nela,através do caminho da perfeição,pela influência do Espírito Santo,pela Palavra e ,também,pela luz que você emite, trabalhar para o Reino de Deus.
O Deus em você deve se manifestar em cada detalhe tanto da sua vida espiritual,quanto na terrena.Em que extensão isto é uma realidade na sua vida? Em que proporção Deus não penetrou o seu ser?as suas ações? os seus pensamentos? E seus sentimentos?Faça a seguinte experiência:Se lhe fosse dito para abandonar algo que você agregou às suas convicções,acreditando ser a Vontade de Deus,você permitiria que ela se fosse e consideraria que ela não poderia ser como apreendida por você? Ou você se convenceria do contrário,só porque você quer desta forma?
Tente delinear em que área da sua vida você tem esta atitude...;então,confronte-se,com honestidade.O que é mais importante para você:a Verdade ou uma convicção à qual você se "dependurou" por alguma razão? Se sua convicção estiver certa, Deus não a confirmaria, como tal? Sim,mas antes ter-se-ia que permitir sentir onde uma rigidez estiver apertando,mesmo que sua opinião esteja certa. O obstáculo, que impede que o Reino Celestial se manifeste, deve ser transformado.Onde há erro em você,a Verdade não pode penetrar. Quando os pensamentos-formas são falsos( ilusões,fantasias,falsas crenças...),o Reino de Deus não pode vir a você.
O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE-Estas palavras,são,frequente e mecanicamente,repetidas,sem agregar nenhum sentido a elas.As pessoas PENSAM,MESMO SEM TER FORMULADO, CLARAMENTE, O PENSAMENTO,neste caso, que ganhar o pão diário não tem nada a ver com Deus. Mas,em verdade, não se pode fazer nada de bom,que não tem sido abençoado por Deus.Sem Deus,nada dará certo,não importa quão persistentes tenham sido suas tentativas.Uma pessoa; que vive uma vida espiritual,isto é,uma vida conduzida pelo Espírito Santo; pode discernir, de forma acurada, quando ele(a) pensa na sua vida-o que foram e o que não foram bençãos de Deus."Como se sente a diferença?";"Aonde eu repetidamente falho?";"O que eu fiz de errado?";"De que forma eu tive uma atitude errada?"Pense a respeito e se entregue a Deus inteiramente.
Esteja pronto(a) para se deixar ser guiado(a) para obter ambos os pães,o espiritual e o terrestre.O pão espiritual é mais importante,muito mais importante.Primeiro,você precisa desejar receber nutrição espiritual,para resolver problemas terrestres.Qualquer um que anseia pelo pão espiritual,já atingiu um certo nível no caminho.
PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS-Quem ora diz:"Perdoa-nos",ora não só a si mesmo, mas a todos os seres humanos, mesmo os que o machucaram e àqueles que você não é capaz de perdoar completamente.Se o desejo de ser perdoado(a),for honesto, então, você estará liberado(a) de uma forma de escuridão espiritual em que você atrai energias danosas e influências escuras.Pense bem,Deus não perdoaria só a você, mas àqueles que você ama,também àqueles, pelos quais, abriga sentimentos negativos.Muitas vezes, não se está certo da própria culpa.Os humanos tendem a produzir sentimentos falsos,não sadios,exagerados,não justificáveis.
O processo interno trabalha da seguinte forma: quando se retrai de admitir sua culpa,ela é justificada e onde se poderia sentir um repente sadio construtivo a fim de nunca o empurrar para baixo, ou desencorajar,é obscurecido,por forças antagônicas.Quando se pede perdão a Deus,diante da consciência provinda do repente saudável,e há verdadeira vontade de mudar,sentir-se-á perdoado e liberado-um peso foi liberado dos seus ombros.Isto acontece quando a vontade de mudar e levar adiante a boa intenção é sincera e perseverante.
Mas o que se observa,com mais frequência,é não enfrentar a culpa real;em parte, porque em seu conceito interno,quer-se ser melhor do que se é e, por outro lado, se quer algo que lhe custará um grande esforço para obter a mudança interna.O que acontece,na verdade é:"Veja, eu me arrependo,eu admito,mas na verdade,aqui eu não tenho culpa"Estes são processos inconscientes e eles precisam ser trazidos à luz da consciência racional.Esta é a diferença entre a falsa culpa e o real arrependimento,respectivamente.
"A vida cristã é vivida ao "sopro do divino Espírito",conduzida por Ele,i.é,dirigida pelo Espírito.Ele nos traz Jesus e o Pai;Ele nos leva a Jesus e ao Pai.Faz-nos santos,puros,íntegros,verdadeiros,simples,testemunhas do Evangelho,heróis da fé,fiéis na esperança,perseverantes na caridade.Leva-nos ao cumprimento dos mandamentos divinos,ao cumprimento de nossos direitos cristãos;leva-nos a uma fidelidade a toda prova e a viver nosso estado de vida, nosso carisma próprio e os carismas que são para a edificação do Corpo de Jesus.Leva-nos,enfim, a sermos o que Deus deseja:nossa santidade,vivida aqui,neste mundo,e no mundo vindouro."As pessoas que vivenciam isto,reconhecem suas culpas reais e libertam-se,automaticamente,de todos os complexos e culpas reais e sentem-se aliviadas e em paz,uma vez que a Verdade liberta.
Complexos de culpa são irreais,não levam à libertação,mas a círculos viciosos,que levam ao peso, tristeza,enquanto a Verdade sempre liberta.Só aquele que penetra todas as camadas da aparência e da ilusão atingirão a real culpa.Eles encontrarão em que forma eles violaram uma ou mais Leis Espirituais, na ação ou reação emocional.Só assim, é possível pedir perdão a Deus,que inclui o pedido para ser ajudado e mostrar como mudar.Só aquele que se liberta é capaz de perdoar os outros totalmente.Só após experimentar,compreender e sentir o perdão de Deus,ser-se-á capaz de perdoar.
ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO-Muitas pessoas que dizem estas palavras,as diz de forma automática ou não trazem no íntimo a menor intenção de perdoar.Enquanto, nenhum ódio pode ser deixado; ou, o ressentimento está presente,e não há libertação destes sentimentos,não há liberdade o suficiente para ter experiências espirituais,dificultando o completo perdão.Há que se pedir a Deus o entendimento,o "insight",em oração,que lhe falta a este respeito.Se este é seu real desejo e não se chafurda nos seus ressentimentos,então Tudo lhe será dado.Os humanos tendem a pensar que são capazes de fazer tudo isto,por si mesmos,esquecem-se de que precisam de ajuda.É preciso ajuda para enfrentar a si mesmo(a),em total honestidade e para se conhecer sem máscaras,assim como,para encontrar suas resistências e se abrir para a mudança interna,o renovar-se.
É preciso confrontar-se em relação ao perdão:"Eu realmente perdoo todas as pessoas do fundo do meu coração?" Caso isto não esteja ocorrendo, perceba que não perdoar pesa sobre você, o torna infeliz,bloqueia a luz e a liberdade.Não perdoar é pior para aquele que não perdoa do que para aquele que não é perdoado.
E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO-Este dizer leva a má interpretações.Deus não o leva à tentaçao.Diante da tentação,entre em oração e peça a Jesus que o seu Espírito o guie a fim de resistir a ela; lhe dando forças e visão para ser vitorioso.
O que é tentação?A tentação está em seu interior,ela não vem de fora.E mesmo que venha de fora,não há entrega a ela se não existir dentro de si algo que o torne receptivo a ela.É preciso se conscientizar da possibilidade de ser tentado e para isto é preciso conhecer suas faltas.Nenhum mal ou Satanás poderia chegar a você se não tivesse algo em si que o atraísse.Você comete um erro quando pede a Deus que mantenha Satanás longe de você.Na parte humana do seu ser está o germe para a tentação.As forças escuras servem de instrumento para puxar para fora as forças luminosas e puras da Perfeição no interior do ser humano e permitir que a escuridão desapareça.Se o germe do mal permanecer adormecido, se a ele não for dada a oportunidade de se manifestar,não aproximar-se-á um ou mais degraus do luminoso, da Perfeição.
MAS LIVRAI-NOS DO MAL-Aqui, a explicação é a mesma para a expressão acima. Peça a Cristo ajuda para enfrentar a tentação.Só você pode fazê-lo,com a ajuda Dele e de Seu Espírito .Não tente fazer isto sozinho(a).Para a liberdade é preciso da ajuda de ambos: de Deus e de sua força de vontade.

POR SER VOCÊ O REINO-O Reino de Deus está dentro de você.Ele deve pertencer a Deus e a ninguém mais.

O PODER-Só o Poder de Deus limpa,entrega e ilumina a Verdade.Isto o torna capaz de AMAR,leva à felicidade; levanta-o da escuridão e imperfeição,que o aguilhoou,ao longo de muito tempo e lhe traz para:

A GLÓRIA-que só é obtida através de Deus.

AMEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário