quinta-feira, 19 de julho de 2012

O CORAÇÃO....

AQUECIDOS PELO CORAÇAO DO PASTOR
---Pe. Paulo Lisboa,SJ---
   (do Mensageiro do Coração de Jesus-jan/fev,2010)
Pastor por excelência,de verdade,
é aquele que se deixou cativar
no amor do Coração que é Caridade:
JESUS,que toda ovelha está a amar.



Chamado a ser seguidor do Pastor,
é só de um igual Amor que se lança,
levando os mais aflitos ao Senhor,
que a Cruz se torna sinal de Esperança.


Desejo assim,ó Pastor muito amado,
seguir-Vos confiante pelos caminhos
que levam ao vosso Coração Sagrado.


Não seja eu daqueles que se esquecem
que amar é também viver entre espinhos:
palavras que a todo pastor aquecem!


AS ESPIRITUALIDADES CRISTÃS
(Frei Patrício Sciadini,OCD)
(Mensageiro do Coração de Jesus-jun,2012)
     A fecundidade renovadora e criativa do Espírito Santo tem se manifestado na Igreja,suscitando homens e mulheres que, na escuta de Deus e na oração, descobrem em si mesmos um carisma tão rico,que não pode ser guardado só para eles.Desse modo,fundam novas comunidades de consagrados,novas escolas de espiritualidade,novos cenáculos vivos de homens e mulheres que, na oração,esperam receber a coragem de ser testemunhas de Jesus vivo e ressuscitado.
     Assim aconteceu com Bento,Basílio,Francisco de Assis,Inácio de Loyola,Teresa de Jesus e outros santos que, sem ter fundado famílias religiosas e sem ter um discipulado informal milhares
de pessoas,que vivem uma espiritualidade particular.Um exemplo é Teresa do Menino Jesus:ela não fundou nenhuma congregação,mas muitas pessoas se alimentam de sua doutrina.Hoje em dia,estamos assistindo a uma maravilhosa revitalização da espiritualidade na Igreja em várias "novas comunidades",que surgem por toda parte.Não há,todavia,nenhuma comunidade que não se diga cristã e nenhuma escola de espiritualidade que não insista em forma de oração, seja litúrgica, seja contemplativa,seja de louvor...Todo cristão, se quer realmente ser cristão, deve encontrar um tempo para rezar.
       "As espiritualidades cristãs participam da tradição viva da oração e são apoios indispensáveis para os fiéis, refletindo,em sua rica diversidade, a pura e única Luz do Espírito Santo.O Espírito é de fato o 'lugar' dos santos, e o santo é para o Espírito um 'lugar' próprio,pois se oferece para  habitar com Deus e ser Seu templo"(CIC,nº2864).
       É bom,portanto,poder caminhar na busca de uma espiritualidade da oração e de mestres da oração que estejam mais em sintonia com nosso modo de ser.Por exemplo,quem se sentir atraído pelo canto litúrgico, talvez, não se dê bem com a espiritualidade carmelitana,qu em questão de canto é muito singela.
      A oração pode ser feita de mil maneiras, mas o que lhe dá sabor e sentido é o amor que nela colocamos, pela graça de Deus,nosso Senhor!


DEIXAR QUE  O CORAÇÃO DELE FAÇA ARDER O CORAÇÃO HUMANO
(de PINTO,C.R.-Mensageiro do Coração de Jesus,março,2012)
            Contemplo,em silêncio, o imenso Coração de Jesus.Suas mãos repletas de chagas direcionam meu olhar.Uma mão toca o Coração coroado de espinhos,que entorna lágrimas de sangue,e a outra se abre para nós, seus fiéis reunidos! Ela nos acolhe com ternura,como irmãos e irmãs...E nos convida a permanecer unidos na Esperança da promessa da Ressureição,mesmo entre espinhos e lágrimas.
             Abrigados  por sua mão fraterna,ouvimos atentamente as Escrituras e partilhamos o Pão Eucarístico. Sentimos nosso coração arder como o dos discípulos de Emaús:"Nosso coração  arde quando ele nos explica as Escrituras e parte o pão"(Lc24,32.35).E depois de os díscípulos terem os corações a arder, votam a Jerusalém, a fim de anunciar o que acontecera no caminho de Emaús.Nesse período fascinante, podemos aprender:quem quiser fazer arder o coração do próximo precisa,ele mesmo,antes deixar-se arder
             É preciso sentir e saborear, no mais íntimo de nós, o amor de Deus em nosso cotidiano,mesmo nas tempestades das dúvidas e nas sombras das incertezas. Essa experiência estupenda permite reconciliarmo-nos com as feridas do passado e suas dores, para "curar os outros corações despedaçados e cuidar dos seus ferimentos"(Sl 146,3),em palavras e gestos de acolhida fraterna e amor gratuito.
             Como os discípulos de Emaús,peçamos:"Ó Coração de Jesus,nossa vida e ressurreição,fornalha ardente de amor,aquece nossos corações! Permanece conosco!Envia-nos para evangelizar, para ser testemunhas,com a alegria da promessa da Ressureição, e para construir o Reino de Deus na tua justiça,a força do teu Amor!".


SAGRADO CORAÇÃO
(AUTOR:SAMUEL FERREIRA,COM.CANÇÃO NOVA/DAVI-CD MÃOS CALEJADAS)

Por onde eu ando
Sinto tua presença
Em todos os lugares
Está sempre perto de mim
Em minhas escolhas
Vem me iluminar
Como  posso te deixar
Se mesmo quando eu erro
Vem me amar
E me ajuda a acertar
E na tua direção caminhar
Como seria minha vida,
Se as tuas mãos não estiverem sobre mim?
Como seriam os meus sonhos,
Se o teu Espírito não habitasse em mim?
O teu amor me envolve.O teu amor me protege.És o meu porto seguro.O melhor lugar de estar-É no teu coraçao Sagrado Coração  

Nenhum comentário:

Postar um comentário