quinta-feira, 5 de julho de 2012

UM POUCO DE LIMA VAZ

De:LIMA VAZ,H.C.Raizes da modernidade.São Paulo:Ed.Loyola.v.7(Escritos de
           filosofia),2002.
A RESPEITO DA CRIAÇÃO    

            ...as Idéias como paradigmas para a construção do universo pelo demiurgo - é a origem do problema fundamental da relação entre o lugar inteligível das Idéias,unidade objetiva da mulltiplicidade ideal, e a inteligência, unidade subjetiva das Idéias no ato da nóesis(contemplação)...............
          ....a relação das Idéias com a Inteligência na teologia cristã passou a ser pensada no contexto de três artigos fundamentais do credo cristão:a doutrina trinitária, a teologia do Verbo, e aa doutrina da Criação.É essencial observar que, para o pensamento teológico  cristão, o Nous ou a Inteligência, O Uno ou o Esse,identificam-se no Deus Uno e Trino, no qual a identidade de natureza ou essência diferencia-se a trindade relacional das Pessoas.À segunda pessoa -ao Logos ou Verbo - é atribuido por apropriação o mundo das Idéias, seja como rationes aeternae(Sto.Agostinho), seja como paradeígmata(Pseudo-Dionísio).Essa transposição teológica repercute,evidentemente na interpretação filosófica da intuição  do esse no início da ontologia,sendo esse um caso emblemático da realização hstórica de uma filosofia cristã, segundo  Gilson.A intencionalidade noética da intuição do Esse como absoluto explicita-se na pré-compreensão  de um Absoluto pessoal(Deus).A dialética das Idéias recebe seu estatuto metafísico na dialética ad intra da identidade das Idéias na Inteligência(Verbo) e da diferença das Idéias na mesma Inteligência, seja como rationes aeternae (Agostinho), seja comoo exemplares da causalidade criadora do Absoluto ou paradeígmata(Pseudo- Dionísio)..................
................A noção de criação é uma das noções - chave entre as que constituem o núcleo teórico da filosofia cristã.Ela é teológica´pela sua origem histórica na revelaçao bíblica e é filosófica pelo seu conteúdo inteligível que a razão natural pode apreender e exprimir em categorias metafísicas.A noção de criação oferece-nos, assim,uma instância exemplar da dialética fé-razão.Aqui a fé está presente como norma supra - racional do discurso da razão que,no entanto, procede guiado pela sua intencionalidade metafísica própria, recebendo da fé dados a serem levados em conta na solução do problema fundamental da gênese do múltiplo, mas não como um princípio de demonstração.Em suma, a fé opera aqui como "geratriz de razão", na expressão de Gilson.
         O caminho histórico da razão, no terreno do problema da origem do ser,que avançará finalmente até o encontro com a revelação bíblica e com noção de criação,é reconstituído por Tomás de Aquino,acompanhando os passos do conhecimento intelectual que procedem do sensível ao inteligível segundo a noética aristotélica
(De Potentia, q.3,a.5.5c;Summa Theol. q.44,a.2,c.).





                                                    (Perdão, Ed.loyola!)







           

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