quarta-feira, 4 de agosto de 2010

ARISTÓTELES E O SILOGISMO

Aristóteles iniciou o estudo orgânico das regras básicas das regras da lógica,fixou com grande exatidão as regras da argumentação dedutiva,na forma do silogismo.


As oito regras do silogismo são:


1-Os termos devem ser apenas três;


2-Os termos devem ter a mesma extensão nas premissas e na conclusão;


3-O t.médio não deve ser incluído na coonclusão;


4-O t. médio deve ser tomado,ao menos uma vez,em toda sua extensão;


5-Duas premissas negativas não dão nenhuma conclusão;


6-De duas premissas afirmativas decorre necessariamente uma conclusão afirmativa;


7-Duas premissas particulares não dão nenhuma conclusão;


8-A conclusão acompanha sempre a parte mais débil,ou seja, se uma premissa é negativa decorre a conclusão negativa;se uma premissa é particular a conclusão será particular.
A proposição é um discurso declarativo que declara ou enuncia verbalmente o que foi pensado e relacionado pelo juízo.A proposição reúne ou separa verbalmente o que o juízo reuniu ou separou mentalmente.

O Silogismo consta de três proposições,das quais, as duas primeiras são chamadas "premissas" e a terceira "conclusão".

As três proposições são apenas construídas apenas com três termos, denominados:"médio", "maior" e "menor".O termo "médio" é o que aparece duas vezes nas premissas,mas não na conclusão.Os termos "maior" e "menor" figuram tanto nas premissas quanto na conclusão. O "maior" é aquele que percorre a premissa maior e o menor o que percorre a menor.

Por exemplo:No silogismo:"Todos os homens são racionais"

"Aristóteles é racional";

logo,"Aristóteles é homem"-

.o termo médio é "homem";

.o termo maior é "racional";

.o termo menor é Aristóteles.



Conforme a posição do termo médio nas premissas, atribuem-se ao silogismo quatro figuras principais:

a-1ª figura-ocorre quando o termo médio é sujeito da maior e predicado da

menor.



b-2ªfigura-quando o termo médio é predicado em ambas as premissas.



c-3ªfigura-quando o termo médio é sujeito é sujeito em ambas as premissas.



d-4ªfigura-Quando o termo médio é predicado na maior e sujeito na menor.



Isto compõe as chamadas: argumentação dedutiva e procedimento indutivo ou indução.

Indução ocorre quando uma proposição universal é inferida de dois grupos de proposições singulares como em:
a-o ferro é metal
b-o cobre é metal
c-o bronze é metal;(de a,b,c:a enumeração dos casos não pode ser completa)
Com o acréscimo de d-Os metais são bons condutores de eletricidade(aqui apreende-se a razão do fenômeno:"o metal é a razão da boa condutibilidade."

A importãncia do silogismo:"Aristóteles elaborou uma teoria do raciocínio por inferência"Inferir é tirar uma proposição como conclusão de uma outra ou de Ovárias outras proposições que a antecedem e são sua explicação ou sua causa.O raciocínio é uma operação do pensamento realizada por meio de juízos e enunciada linguística e logicamente pelas proposições encadeadas,formando um silogismo.Raciocínio e silogismo são operações mediatas de conhecimento,pois a inferência significa que só conhecemos alguma coisa(a conclusão da lógica,pois é a teoria das demonstrações ou das provas,da qual depende o pensamento científico e filosófico."

OBS:O aristotelismo da Renascença teve uma sorte feliz no campo da estética,desenvolvendo criticamente a doutrina da ´Poética de Aristóteles e divide-se em duas correntes: a naturalista,inspirando-se em Alexandre de Afrodisia e a panteísta,inspirando-se em Averroés.Ambas contrárias à interpretação tomista,cristã.

CITAÇÕES:

"natureza de um objeto é o produto final do processo de aperfeiçoamento desse objeto."

"A familia é a associação estabelecida por natureza para suprir as necessidades diárias dos homens e seus membros."

"o Estado é composto de famílias, antes de falar do Estado devemos falar da administração de uma família."

"A propriedade é parte de uma família e a aquisição de uma propriedade, parte da arte de dirigir uma família..."

"uma criatura viva consiste em primeiro lugar, de alma e corpo,e destes dois elementos;o primeiro é por natureza:o governante e o segundo, o governado."

"O silogismo é um razoamento em que dadas certas premissas, se extrai uma conclusão consequente e necessária, através das premissas dadas; o elenco é um silogismo acompanhado de contradição da conclusão."

"Há silogismos e elencos aparentes e falsos".

"A Sofística é uma sabedoria aparente e não real"

"O que os Sofistas preferem é, com efeito, parecer que refutam a outra parte; a seguir,mostrar que o opositor comete um erro qualquer,em terceiro lugar, induzi-lo ao paradoxo;em quarto lugar,reduzi-lo ao solecismo,quer dizer, obrigar o opositor,em virtude do seu próprio argumento, a usar de expressões incorretas;e, mas só por fim,levá-lo a repetir a mesma palavra uma e outra vez."

"Designo por elenco sofístico e por silogismo sofístico não apenas um silogismo ou um elenco que aparentam sê-lo,mas ainda o que, mesmo sendo-o deveras, só por aparência se ajusta ao sujeito de que trata."

"O objeto próprio da crítica são os silogismos que nem refutam nem demonstram a ignorância dos opositores,acerca do sujeito em debate."

"A crítica é uma parte da dialética."

"A Dialética procede por interrogações,enquanto,se demonstrasse, a interrogação se aplicaria,senão a tudo, pelo menos às noções primeiras e aos princípios peculiares à questão,porque, supondo que o respondente não as aceite, ela não teria nenhum fundamento para uma alongada discussão contra a objeção do opositor."

"A Dialética é ao mesmo tempo uma crítica,sendo uma disciplina que se pode conhecer,mesmo sem possuir a arte."

"...o que critica através da arte silogística é um dialético."

"Quase todos os solecismos aparentes provêm da palavra "isto" e também de quanto a inflexão não exprime nem o masculino nem o feminino mas o neutro."

O PROBLEMA DO MOVIMENTO,SEGUNDO ARISTÓTELES

"Ser não é apenas o que já existe,em ato;ser é também o que pode ser, a virtualidade,a potência....O movimento,segundo a teoria de Aristóteles,é a passagem da potência ao ato..."

"Mas Aristóteles não aceita a doutrina do transformismo universal,de pensadores pré - socráticos que apresentava todo o universo como animado por uma transformação contínua,por um único fluxo que interligava as várias espécies num mesmo processo evolutivo."

"Dentro da metafísica aristotélica, a doutrina do ato-potência acha-se estreitamente vinculada a determinada concepção de causalidade.Para Aristóteles o movimento existe circunscrito à substância que,cada qual,atualiza suas respectivas e limitadas potências:o movimento dura enquanto dura a virtualidade do ser,de cada ser, de cada natureza,cessando quando o ser expande suas potenciallidades e se atualiza plenamente"

"Para Aristóteles,causa é tudo que contribui para a realidade de um ser:é tanto a causa material (aquilo de que uma coisa é feita:o mármore de que é feita a estátua) quanto a causa formal(que define o objeto,distinguindo-o dos demais:estátua de homem,não de cavalo),como também a causa final(a idéia da estátua,existente como projeto na mente do escultor,e que o levou a talhar o bloco de mármore para dele fazer uma estátua de homem),como ainda a causa eficiente (o agente,no caso o escultor,aquele que faz o objeto,atualizando potencialidades de determinada matéria)A causa formal está intimamente ligada à final,pois seria sempre em vista de um fim que os seres(naturais ou artefeitos) são criados e se transformam: a finalidade é que determinaria o que os seres são ou vêm a ser."

"Concebe todo o universo como regido pela finalidade e torna os vários movimentos (atualiações das virtualidades de diferentes naturezas)independentes,sem fundi-los,todavia na continuidade de um único fluxo universal."

"Cada ser atualizaria suas virtualidades devido à ação de outro ser que,possuindo-as em ato,funcioona como motor daquela transformação."enos

"Haveria uma ação encadeada e hierarquizada dos vários motores, o mais atualizado,movimentando o menos atualizado."

"...o universo seria finito-num primeiro motor,este imóvel (para ser o primeiro), e que Aristóteles chama de Deus.Ato´puro,pois do contrário,se moveria...a matéria é a sede das potências-esse primeiro motor imóvel existiria como pensamento auto-contemplativo:como "um pensamento que se pensa a si próprio."

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