domingo, 1 de agosto de 2010

UM PASSEIO COM SANTO AGOSTINHO...

"Conservara,porém destes filósofos muitas opiniões verdadeiras..."
"Conferia tudo com as declarações de Manés(Maniqueu ou Mâni)..."
"...antepunha a autoridade de Manés à minha fé porque o tinha na conta de santo."
"Durante...período de nove anos,...era seduzido e seduzia,era enganado e enganava:às claras, com as ciências a que chamam liberais, e às ocultas,sob o falso nome de religião."
"...as coisas caminham para não existirem e dilaceram a alma com desejos pestilenciais,porque ela quer existir e gosta de descansar no que ama"
"A sensibilidade é vagarosa porque é sensibilidade.Tal é a sua condição."
"O Todo-Poderoso,ainda não via na vossa arte o fulcro de tão grandes obras.O meu espírito errava pelas formas corpóreas"
"Voltei-me,depois,para a natureza da alma,...mas as falsas opiniões que tinha dos seres espirituais não me deixavam vislumbrar a verdade."
"Se a própria alma racional é viciosa, os erros e as falsas opiniões contaminam a vida"
"...ó Senhor,tocastes e dispusestes, a pouco e pouco, a minha alma..."
"...convencestes - me de que não eram dignos de censura os que acreditavam nos vossos Livros,reconhecidos com tanta autoridade em quase todos os povos."
"Enquanto os ventos alternavam e impeliam o meu coração para um e outro lado,o tempo fugia e eu tardava em converter-me ao Senhor."
"Não tinha uma idéia clara e nítida da causa do mal."
"Buscava a origem do mal,mas buscava-o erroneamente...ou existe o mal que tememos ou esse temor é o mal...Qual a sua origem, se Deus que é bom, fez todas as coisas?"
"Estava arraigada no meu coração a fé em "Jesus Cristo,Vosso Filho","Senhor Salvador Nosso,professada pela Igreja Católica."
"Quem conhece a Verdade conhece a Luz Imutável,e quem a conhece,conhece a Eternidade.O Amor conhece-a! Ó Verdade eterna,Amor Verdadeiro,Eternidade adorável! Vós sois o meu Deus!Por Vós suspiro noite e dia."
"...como se ouvisse a Vossa voz lá do alto:Sou o pão dos fortes; cresce e comer-Me-ás.Não Me transformarás em ti como ao alimento da tua carne,mas mudar-te-ás em Mim."
"Examinei todas as coisas que estão abaixo de Vós e vi que nem existem absolutamente,nem totalmente deixam de existir...Por um lado existem, pois provem de Vós;por outro não existem,pois não são aquilo que Vós sois."
"Em absoluto, o mal não existe nem para Vós nem para as vossas criaturas, pois nenhuma coisa há fora de Vós que se revolte ou que desmanche a ordem que lhe estabelecestes."
"Vi que tudo acaba em Vós...Vos sois Aquele que tudo conserva na Verdade,como se tudo sustivésseis na palma da mão."
"Era arrebatado para Vós´pela Vossa Beleza, e logo arrancado de Vós,pelo meu peso, para me despenhar,a gemer, sobre as ínfimas criaturas.Este peso eram os hábitos da luxúria."
"Como possuía pouca humildade,não compreendia que JESUS, o meu Deus,fosse humilde,nem alcançava de que ensinamentos fosse mestra a sua fraqueza."
"O Verbo se fez homem.Simplesmente pelos escritos que d'Ele tratavam sabia que comeu,bebeu,dormiu,fez caminhadas,regozijou-se,entristeceu-se,conversou,e que aquela carne não se tinha unido ao vosso Verbo senão pela alma e inteligência humana"
"A carne tem desejos contra o espírito, eo espírito tem-nos contra a carne e no espírito."
"Deleitava-me com a Vossa Lei segundo o homem interior, mas em vão,porque em meus membros outra lei repugnava à lei do meu espírito, e me mantinha cativo na lei do pecado que está em meus membros."
"...não só o ir ao céu,mas também o atingi-lo não são mais que o querer ir,mas um querer forte e total,não uma vontade tíbia que anda e desanda daqui para ali, que luta consigo mesma, erguendo-se num lado e caindo no outro."
"Quando eu deliberava servir já o Senhor meu Deus,como há muito tempo tinha proposto,era eu o que queria e era eu o que não queria;era eu mesmo."
"Mas onde esteve durante tantos anos o meu livre-arbítrio?"
"Quão suave se me tornou de repente carecer de delícias fúteis!Receava perdê-las, e agora já sentia prazer em abandoná-las!Vós, a verdadeira e suprema Suavidade,as afastáveis de mim."
"Quantas exclamações proferia na leitura desses salmos e como me inflamava com eles,no Vosso amor, desejando ardentemente recitá-los a toda a terra,se me fosse possível,para rebater o orgulho do gênero humano!"
"Consumia--me de dor por causa dos inimigos da Escritura."
"Suponhamos então que Deus sozinho fala, não por essas criaturas,mas diretamente, de modo a ouvirmos a sua palavra, não pronunciada por uma lingua corpórea,nem por voz de anjo, nem pelo estrondo do trovão, nem por metáforas enigmáticas,mas já por Ele mesmo."
"Suponhamos que ouvíamos Aquele que amamos nas criaturas, mas sem o intermédio delas, assim como nós acabamos de experimentar, atingindo num relance de pensamento, a Eterna Sabedoria,que permanece imutável sobre todos os seres .Se esta contemplação se continuasse e se todas as outras visões de ordem muito inferior cessassem,se unicamente esta arrebatasse a alma e este vislumbre intuitivo, pelo qual suspiramos:não seria isto a realização do "entra no gozo do teu Senhor"?E quando sucederá isto? Será quando todos "ressucitarmos"?
Mas então não "seremos todos transformados"?
(do "Confissões")

Nenhum comentário:

Postar um comentário