quarta-feira, 27 de outubro de 2010

EXALTAÇÃO À SANFONA, AO ACORDEON/ÃO E INSTRUMENTOS SIMILARES

(DE MÁRIO MASCARENHAS,ROBERTO BUENO E PROF. ALENCAR TERRA)
"O acordeão-piano é um dos instrumentos favoritos de todos os povos,não só pela beleza do seu som,como pela relativa facilidade de se aprender e tocá-lo bem, e ainda pela comodidade de transporte,devido ao seu pouco pêso."
Segundo alguns historiadores, o povo chinês inventou há aproximadamente 3000anos,antes de Cristo,um instrumento musical chamado "tchneng",uma espécie de órgão de boca tido como precursor do acordeon,que seria inventado,no ano de 1829,por Cyrillus Demian,austríaco,de Viena,que no dia seis de maio do mesmo ano registrou a patente de um organeto com cinco botões,formando cinco acordes,batizando-o com o nome de Acordeon.
O acordeon é um instrumento de fole.Há diferenças entre alguns instrumentos de fole(feito de papelão grosso dobrado em,geralmente 16 gomos,os 2 das extremidades presos na caixa e os demais,livres):
SANFONA:é um instrumento pequeno com fole dividido em duas partes,sendo uma para o canto e outra para o acompanhamento(baixos).
(Baixos:ficam à esquerda do fole;cada botão quando pressionado emite sons de acordes,de 3 ou 4 notas.:os botões da 2ªfila são baixos(fundamentais),os da1ªfila,contrabaixos(terças maiores).A sanfona pode ser de 2 a 8 baixos,no máximo 21 botões em tons naturais.Cada botão emite 2 sons:um ao abrir e outro ao fechar o fole,
HARMÔNICA:Há vários tipos,tanto no tamanho como na fabricação.Podem ser semitonadas,cromáticas que variam de 12 A 240 baixos.
CONCERTINA:´é um instrumento de formato hexagonal com uns tantos botões de cada lado,com um fole,sendo que as duas partes são para solar(canto).
BANDONEON:é provido de um fole e de 71 botões sendo que 38 na mão direita e 33 na mão esquerda.Cada botão emite 2 sons,um ao abrir e outro ao fechar o fole.
O ACORDEON-PIANO, foi inventado na França,no ano de 1852,por Boulon.É a conbinação de sanfona,harmônica,concertina e piano.O interior do acordeon é formado de palhetas.O som emitido pela pressão do ar produzido ao abrir e fechar o fole.Seu teclado abrange 2 e 3 e meias oitavas.O dedilhado é igual ao do piano,o que facilita a execução das escalas,(h)arpejos e acordes.Na mão esquerda,os acordes já estão prontos,A mão direita que toca o teclado,é escrita ,na partitura,na clave de sol.A clave de Fá se aplica,na partitura, aotocado pela mão esquerda.Pesa de 2 a 16 kgs.Há vários tipos de acordeons,os mais usados tem 12,24,36,48,60,80,96,120 e 140 baixos.
Em 1864 inicia-se a fabricação dos primeiros acordeons italianos, em 1872 é construída a primeira grande fábrica no centro da cidade Castelfidardo.Os primeiros compradores foram ciganos,peregrinos e vendedores ambulantes que visitavam o Santuário de Loreto.
No início dos anos 1900,com as exportações por todo o mundo,seus primeiros exemplares começaram a ser introduzidos no Brasil.
O acordeão no Brasil foi muito difundido na década de 1950.Com o advento do rock, o acordeon perdeu muito de sua força.
Ainda se fabrica na Itália, acordeõns modernos,sofisticados.Este instrumento,hoje, está difundido e apreciado em todas as classes sociais sendo apreciado em festas populares,pex. o for all,e em teatros com orquestras, executando belíssimas peças de concertos por exímios acordeonistas amadores e profissionais,dentre estes os professores.
Algumas letras de música que aceitam o acordeon, como instrumento básico:
1-(OBS:NÃO CONCEBO A QUADRILHA SEM O ACORDEON.
AS DA PARTES DA QUADRILHA:1-Balancé 2-Anavan 3-Anarrié 4-Otrefois(Autrefois)5-Travessé de Dame 6-Balancé(com seus vis a vis) 7-Balancé de dame 8-Travessé de Cavalheiros 9-Grande Roda 10-Corôa de Rosas10-11-Coroa de Espinhos12-Grande Passeio 13-Vira Vort'ê14-Grande Confusão 15-Passagem do tunel16-A ponte caiu 17-Lá vem a chuva 18-Caminho da roça.)
2-O SANFONEIRO SÓ TOCAVA ISSO-MARCHA CAIPIRA COM LETRA E MÚSICA DE:
Haroldo Lobo e Geraldo Medeiros
I
O baile lá na roça
Foi até o sol raiar
A casa estava cheia
Mal se podia andar
Estava tão gostoso
Aquele reboliço
Mas é que o sanfoneiro
Só tocava isso
II
De vez em quando alguém
Vinha pedindo pr'a mudar
O sanfoneiro ria
Querendo agradar
Diabo é que a sanfona
Tinha qualquer enguiço
Mas é que o sanfoneiro
Só tocava isso.
3-KALÚ-Baião; Música de Humberto Teixeira
KALÚ!KALÚ!
TIRE O VERDE DESSES'ÓIO DE RIBA DEU!
KALÚ! KALÚ!
NÃO ME TENTE,SE VOCÊ JÁ ME ESQUECEU...
KALÚ! KALÚ!
ÊSSE OIÁ,DEPOIS DO QUE ASSUCEDEU!
CUM FRANQUEZA,SÓ N'UM TENDO CORAÇÃO
FAZER TAL JUDIAÇÃO.
VOCÊ TÁ "MANGANDO" D'EU!.....
4-BAIÃO-DE LUIZ GONZAGA E HUMBERTO TEIXEIRA
Eu vou mostrar prá vocês como se dança o baião,
E quem quiser aprender,é favor prestar atenção,
Morena chegue prá cá bem juto ao meu coração,
Agora é só me seguir,pois eu vou dançar o baião,
Baião,que baião
Baião,oi que baião
Baião,oi que baião
Eu já dancei balancei,chamego,samba e xerém,
Mas o baião tem um quê que as outras danças não tem,
E quem quiser só dizer,pois eu com satisfação.
Vou dançar cantando o baião,
Baião,oi que baião
Baião,oi que
baião
Baião,oi que baião
Eu vou mostrar ´prá vocês como se dança o baião,
E quem quiser aprender, é favor prestar atenção,
Morena chegue cá,bem junto ao meu coração,
Agora é só me seguir,pois eu vou dançar o baião.
Baião,que baião
Baião, oi que baião
Baião,oi que baião
Eu já cantei no Pará,toquei sanfona em Belém,
Cantei lá no Ceará e si o que me convém
Por isso eu quero afirmar com toda convicção,
Que sou doido pelo baião,
Baião,que baião
Baião,oi que baião
Baião,oi que baião
5-SÃO JOÃO NA ROÇA-
DE LUIZ GONZAGA E ZÉ DANTAS
A fogueira tá queimando
Em homenagem a São João
O forró já começou
Vamos gente rapapé nesse salão
Dança Joaquim com Zabé
Luiz com Yayá
Dança Janjão com Raqué
E eu com Sinhá
Traz a cachaça Mané
Eu quero ver
Quero ver páia avuá.
6-ASA BRANCA-LUIZ GONZAGA E HUMBERTO TEIXEIRA
Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu,ai
Porque tamanha judiação
Eu perguntei a Deus do céu,ai
Porque tamanha judiação.
Que braseiro,que fornalha
Nem um pé de plantação
Por falta d'agua perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Por falta d'agua perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Por falta d'agua perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão.
Inté mesmo Asa Branca
Bateu asas do sertão
Entonce eu disse,adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Entonce eu disse,adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Hoje longe muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Prá eu voltar pro meu sertão
Espero a chuva cair de novo
Prá eu voltar pro meu sertão
Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro,não chore não,viu
Que eu voltarei,viu meu coração
Eu te asseguro,não chore não,viu
Que eu voltarei,viu meu coraçaõ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário