domingo, 17 de outubro de 2010

SANTO AGOSTINHO I, em A GRAÇA

DE "O ESPÍRITO E A LETRA"
"...é Deus quem opera em vós o querer e o operar,segundo a sua vontade"
"Mas dizem que a justiça não pode ser alcançada sem o auxílio divino no sentido de que Deus criou o homem o livre - arbítrio da vontade e, mediante os preceitos,ensina-lhe como deve viver.Assim,Deus vem em sua ajuda,enquanto pelo ensinamento elimina a ignorância,a fim de o ser humano saber o que deve evitar em suas ações e o que deve desejar."
"A graça é um dom do Espírito Santo...além de o homem ser criado com o dom da liberdade e apesar da doutrina que o orienta sobre o modo de viver,receba o Espírito Santo,que infunde em sua alma a complacência e o amor do Bem incomunicável,que é Deus,mesmo agora quando ainda caminha pela fé, e não pela visão.Desse modo,com o penhor da graça recebido gratuitamente,anseie aderir ao Criador e anele vivamente aproximar-se da participação daquela Luz verdadeira,e,assim,proceda a felicidade daquele de quem recebeu o ser"
"...o amor de Deus se difunde em nosso coração não pelo livre-arbítrio que radica em nós,mas pelo Espírito Santo que nos foi dado."
"O Espírito é constitutivo de um novo relacionamento de comunhão entre Deus e o povo...este relacionamento não é mais regulamentado de modo extrínseco,mas por uma lei intrínseca,inscrita na carne dos corações."
"...alimentemos o homem interior com inteligência espiritual."
"o desejo do espírito é vida e paz.'
"...Deus tenha dotado o ser humano com o dom da liberdade...É um dom de Deus porque,pelo Espírito Santo,difundiu o amor no coração daqueles que conheceu de antemão para predestiná-los,chamou para justificá-los,justificou-os para glorificá-los."
"...a letra da Lei,que ensina a evitar o pecado,mata,se faltar o Espírito vivificador."
"...Ora,a Lei interveio para que avultassem as faltas;mas onde avultou o pecado,a graça superabundou,para que,como inspirou o pecado na morte,assim também imperasse a graça,por meio da justiça,para a vida eterna,graças a Jesus Cristo,nosso Senhor."
"Ou seja,como foi fruto da graça que morrêssemos para o pecado,que outra coisa faríamos, se nele permanecêssemos,senão mostrar-nos ingratos à graça?"
"...o louvor e a exaltação da graça representam execração e condenação dos delitos."
Para o Apóstolo:"Ou não sabeis que todos os que fomos batizados em Cristo Jesus é na sua morte que fomos batizados? Pois pelo batismo nós fomos sepultados com ele na morte para que,como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós vivamos vida nova."..."nosso velho homem foi crucificado com ele para que fosse destruído este corpo de pecado,e assim não sirvamos mais ao pecado.Com efeito,quem morreu,ficou livre do pecado.Mas, se morremos com Crissto,temos fé de que também viveremos com ele, sabendo que Cristo,uma vez ressuscitado dentre os mortos não morre mais, a morte não tem mais domínio sobre ele.Porque,morrendo ele morreu para o pecado uma vez por todas;vivendo,ele vive para Deus.Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus em Cristo Jesus."..."Portanto,de onde proveio ao homem tão grande benefício revelado pela letra da lei senão pela fé de Jesus Cristo?"
"O apóstolo Paulo,que antes se chamava Saulo,escolheu este nome...,pelo que parece,senão para mostrar pequeno,o mínimo dos apóstolos."..."Prega sem tréguas o dom de Deus pelo qual unicamente se salvam os filhos da promessa,os filhos do favor divino,os filhos da graça e da misericórdia,os filhos do Novo Testamento."."...todas as suas saudações são assim expressas:A graça e a paz a vós,da parte de Deus nosso Pai e Senhor e do Senhor Jesus Cristo."
"...é judeu aquele que o é no interior e a verdadeira circuncisão é a do coração,segundo o espírito, e não segundo a letra:aí está quem recebeu louvoe não dos homens,mas de Deus.Manifestou nesta passagem em que sentido disse:E te glorias em Deus."
"...a graça, a qual é concedida não em atenção aos merecimentos das obras,mas gratuitamente por Deus, sua glória procederia de Deus,não dos homens."
"O Apóstolo denomina circuncisão do coração a vontade livre de toda concupiscêcncia ilícita, o que não se consegue pela letra, que ensina e ameaça~, mas pelo espírito, que ajuda e cura...Dos Salmos:" No Senhor se gloriará minha alma(Sl34,3) e De ti procede o meu louvor (Sl22,26)"
"A justiça de Deus é fruto da graça"."A Lei,certamente,pois pelo fato de ordenar,ameaçar e a ninguém justificar, mostra claramente que o homem é justificado pelo dom de Deus mediante a ajuda do Espírito.""Por isso o Apóstolo prossegue e acrescenta;Justiça de Deus que opera pela fé em Jesus Cristo,ou seja,pela fé com a qual se crê em Cristo.Assim como por esta fé de Cristo não se entende a fé com a qual Cristo crê,assim a justiça de Deus não é aquela pela qual Deus é justo.A justiça e a fé são nossas, mas se diz serem de Deus e de Cristo porque são concedidas por eles em sua liberalidade."
"Mas a justiça de Deus é concessão independentemente da Lei,porque ele a confere ao crente mediante o Espírito da graça sem a ajuda da Lei,ou seja,sem ser auxiliada pela Lei.É certo que Deus algumas vezes mostra ao homem a sua enfermidade por meio da Lei, a fim de que se cure recorrendo pela fé à sua misericórdia."
"...acerca da sabedoria divina,está escrito que leva na língua a lei e a misericórdia.A lei ,pela qual torna réus os soberbos; a misericórdia,pela qual justifica os que se humilham.Justiça de Deus que opera pela fé em Jesus Cristo em favor de todos os que creem-pois não há diferença,visto que todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus."
"E são justificados gratuitamente por sua graça.Não são justificados pela Lei ou pela sua vontade própria;mas justificados gratuitamente por sua graça."
"O próprio Cristo disse :Não vim revogá-los(a Lei e o Profeta),mas dar -lhes pleno cumprimento.E de Cristo está escrito:E nós vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai,cheio de graça e de verdade.Esta é a glória da qual se afirmou:Todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus."
"...diz o Apóstolo:Onde está,então, o motivo da glória?Fica excluído.Em força de que lei?A das obras?De modo algum;mas em força da lei da fé"
"...pela lei da fé cada um percebe que,se vive na justiça, deve-o à graça e deve atribuir a ela somente o poder conseguir o aperfeiçoamento no amor."

Nenhum comentário:

Postar um comentário