sexta-feira, 1 de outubro de 2010

TEILHARD DE CHARDIN E O SEU "O FENÔMENO HUMANO" I

OBS:Este livro dá "nó nos meus neurônios".Nesta nova tentativa de lê-lo,optei por escolher citações que me tocam e ver se chego a uma síntese:isto não quer dizer que o entenderei.Divido com este espaço as citações.

DE WILDIERS,N.M.:
"As mais altas personalidades concordam em dizer que ao menos no que concerne ao Homem,urge reunir numa síntese sólida a multiplicidade de nossas aquisições científicas."

"O mundo religioso,por sua vez, aspira a essa síntese que porá em plena luz a grandeza e beleza da Criação(segundo o Papa Pio XII:"Não chegou a Ciência ao ponto de exigir que o olhar penetre facilmente as mais profundas realidades e se eleve até uma visão completa e harmoniosa dos conjuntos?")
"O espírito humano,com efeito,não se contenta com uma ciência dividida e fragmentada ao infinito."
"O Padre Teilhard de Chardin,perfeitamente consciente de nossa necessidade primordial de unidade na visão do mundo esforçou-se para elaborar esta síntese.(È que para o cristão,depois da elaboração de uma visão completa do mundo, coloca-se um outro problema da maior importância:da síntese entre esta visão do mundo e os dados da fé)"
"O pe. Teilhard de Chardin realizou essa segunda e mais ampla síntese, a do cristianismo e do conhecimento científico moderno...Para Teilhard de Chardin,como para Paulo, o Cristo é o eixo e o fim de todo o acontecimento do mundo, o misterioso ponto Ômega para o qual convergem todas as forças ascendentes, de modo que a criação inteira lhe aparece em função do Verbo Encarnado"
'OBSERVAÇÃO:"T.de Chardin,em "O Fenômeno Humano",a propósito da questão do monogenismo,permanece no plano da ciência:esta não dispõe dos elementos requeridos para decidir se a humanidade é oriunda de um só ou de vários casais humanos.Até que se tenha uma informação mais ampla, cabe uma argumentação-tal como aquela da Encíclica Humani Generis-que conclui pelo monogenismo).Evidentemente fica ainda muito de desconhecido,tanto no plano científico quanto no teológico,para que se prossiga o estudo"

PORQUE A ESCOLHA DA EXPRESSÃO HUMANO"?
SEGUNDO T. DE CHARDIN:
"O Homem não se poderia ver completamente fora da Humanidade;nem a Humanidade fora da Vida,nem a Vida fora do Universo.
Donde o plano inicial(do livro):à Pré - Vida, a Vida,o Pensamento- três acontecimentos que desenham no Passado e determinam para o futuro(a Sobrevida!) uma única e mesma trajetória: a curva do Fenômeno Humano.
Fenômeno Humano,digo bem.
Esta expressão não é tomada ao acaso.Antes a escolhi por três motivos:Primeiro,para afirmar que o Homem, na Natureza, é verdadeiramente um fato que sobressai(parcialmente ao menos) das exigências e dos métodos da Ciência.Em seguida, para fazer entender que,entre os fatos que se oferecem ao nosso conhecimento, nenhum é mais extraordinário nem mais esclarecedor.
Finalmente,para insistir bem no caráter peculiar do Ensaio que apresento.
Minha única meta, é minha verdadeira força,ao longo destas páginas,consiste simplesmente, repito,em procurar ver, isto é, desenvolver uma perspectiva homogênea e coerente de nossa experiência geral extensiva ao Homem.Um conjunto que se desdobra."


"Chegou o momento de reconhecer que uma interpretação mesmo positivista, do Universo,deve,para ser satisfatória, abranger tanto dentro quanto o fora das coisas-tanto o Espírito quanto a Matéria. A verdadeira Física é aquela que cocnseguirá um dia integrar o Homem total numa representação coerente do mundo."
"O Homem,não mais centro estático do Mundo,-como por muito tempo ele se acreditou;mas eixo e flecha da Evolução,-o que é muito mais belo."

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