sábado, 22 de dezembro de 2012

O QUE VEM OCUPANDO O MEU PENSAR...

    Do livro:CASTILHO,J.M..Ahumanidade de Deus.In;A ética de Cristo.Trad:Machado,A.A..
                        São Paulo:Ed.Loyola,2010

 "Deus é, por certo, um profundo e insondável Mistério.Porém, o que é preciso saber é onde pomos o "Mistério".Se "mistério" é oculto,o inalcançável, aquilo que não podemos abarcar com nossa limitada capacidade de entender que Deus é Mistério.Porém,em que e onde está esse Mistério ? Também o Deus que nos foi revelado em Jesus é profundamente misterioso e desconcertante.
   Quando nós, cristãos,falamos do mistério da encarnação,referimo-nos a um profundo mistério que situamos no tratado teológico de Cristo,a cristologia. E a um mistério que também é central no tratado teológico de Maria, a mariologia.Porém, poucas vezes, talvez nunca, chegamos a pensar antes de tudo, o mistério da encarnação é central,principalmente no tratado de Deus e para o conheimento de Deus.A partir desse mistério insondável, Deus começa a ser diferente para nós,porque, na encarnação, Deus se funde e confunde como humano, a ponto de já não ser possível  nem entender,nem ter acesso a Deus prescindindo do humano e, menos ainda, entrando em conflito com o humano, com tudo o que é verdadeiramente humano e,portanto, com tudo o que rozanos torna felizes, a nós ,humanos com tudo o que nos realiza, nos apereiçoa e nos faz gozar e desfrutar da vida humana emtoda sua amplitude e formosura.
       Portanto,quando falamos do mistério da encarnação, não nos referimos a um Deus que já era conhecido de nós desde antes e a respeito do qual já sabíamos tudo.De tal modo que o que se realizou nesse mistério se reduz ao fato de que um ser humano,o filho de Maria,jesus,tenha sido divvinizado,quer dizer,chegado a ser de condição divina,ou seja,Deus,o Deus que nós' já sabíamos quem é e como é.Assim, segundo parece, é como muitas pessoas imaginam que deva ser explicado o mistério da encarnação,
        Ocorre,porém,que essa explicação esbarra numa dificuldade irrremediável.Recordei anteriormente o texto do evangelho de João no qual se diz que "ninguém jamais viu a Deus"(Jo1,18). Ou seja, Deus não está a nosso alcance.Por isso, o texto acrescenta:Deus,Filho
único,que está no seio do Pai , no-lo revelou".Com isto, o evangelho quer nos dizer que o Deus que nós não podíamos conhecer foi-nos dado a conhecer em Jesus, o"Filho único do Pai".Em outras palavras, Jesus é a revelação de Deus.Aquilo que não podíamos conhecer nem alcançar nos foi revelado em um ser humano,no homem Jesus de Nazaré.É o mesmo que com outras palavras, nos é dito no hino solene da carta aos colossenses, na qual se afirma que Cristo é a "imagem do deus invisível'(Cl1,15).O fim mesmo da "imagem" é representar, dar a conhecer, revelar,pois isso, exatamente isso,  é o que se realizou na pessoa, na vida e nas palavras de Jesus.
         Quero com isso diizer que a teologiaa se equivocou quando tomou como ponto de partida uma idéia  de Deus deduzida da filosofia.Essa ideia foi logo aplicada a Jesus.E assim chegamos a pensar que sabiamos quem é Jesus,o que significa que seria a filosofia a doutrina que nos daria a conhecer o conteúdo o mais profundo da teologia.Ou seja, seria Deus(o Deus da filosofia) quem nos dá a conhecer Jesus.Ocorre, todavia, que é exatamente o inverso.É Jesus,o homem Jesus de Nazaré,quem nos dá a conhecer Deus. Portanto,quando afirmamos que Jesus é Deus,ou quando nos perguntamos se Jesus é Deus, no fundo, o que estamos fazendo é partir da convicção de que nós já sabemos quem e como é Deus. E, uma vez admitida essa hipótese, queremos saber se isso,que já sabemos sobre Deus, se realiza em Jesus.Entretanto, quando procedemos dessa maneira, não percebemos que o que realmente não sabemos diz respeito a Deus.E não levamos em conta que quem nos explica o que se refere a Deus é Jesus.portanto, o correto sera dizer, de um modo melhor,que Deus é Jesus.Porque em toda oração predicativa, o desconhecido é o sujeito, de tal forma que a função do predicado é dar a conhecer o sujeito e explicar o sujeito.Exatamente a função e o papel que Jesus desempenha revelar-nos Deus e dizer como é esse Deus em que cremos e a quem buscamos. Aí está o sentido profundo da afirmação de Jesus:"Ninguém conhece o Pai ,a não ser o Filho,e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo(Mt11,27).Somente Jesus nos pode dar a conhecer o Pai-Deus.Ou, dito de maneira mais taxativa somente em Jesus conhecemos a Deus.Esta é a razão pela qual o próprio Jesus disse ao apóstolo Filipe:"Aquele que me viu,viu o Pai"(Jo14,9).Ver a Jesus é ver a Deus
     Por isso,pode-se e deve-se dizer que em Jesus se concretizou o grande acontecimento que marcou definitivamente a história das tradições religiosas da humanidade.No homem Jesus, o divino fundiu-se com o humano,de tal modo que , a partir de Cristo ficou demonstrado que Deus é diferente do que se supõe.Porque o distintivo mais profundo de Deus não é sua divindade(que nem sabemos o que é,nem podemos sabê-lo),mas sim sua humanidade.Sem dúvida, nisso está radicado o mistério profundo de Deus que, sem deixar de ser o Transcendente, é a realização mais plena e mais profunda da humanidade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário